As bem-aventuranças

Objetivo:
Levar os evangelizands a compreenderem que a realidade no intimo de cada um é que nos leva alcançar a felicidade; que os sofrimentos bem suportados com paciência e resignação nos levarão a venturança futura, e que se seguirmos os ensinamentos de Jesus desde cedo talvez não precisemos aprender pela dor para crescermos espiritualmente.
As Bem-Aventuranças, dentro do Sermão da Montanha, não são somente ensinamentos, são na verdade experiências íntimas da vida de Jesus. Não é para ser lida e ouvida simplesmente. É para ser sentida e refletida num profundo estado de espiritualidade. Mahatma Gandhi disse: “se toda a literatura espiritual da Humanidade perecesse, e só se salvasse o Sermão da Montanha, nada estaria perdido”.

Conteúdo:
Quem são os Bem aventurados? No sermão de Jesus ele fala:
1- Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. humildade para reconhecer sua situação de aprendiz do Cristo
2- Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados. resignação, luta contra seu interior para se melhorar moralmente, encarar os problemas da vida como aprendizado
3- Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra. cultivar a paz, agir sem violência
4- Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão saciados. acreditar na justiça de Deus
5- Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia. Ter compaixão, saber perdoar e aceitar os defeitos do próximo
6- Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus. não dar abrigo para o ódio, a inveja, o orgulho, a maledicência... (nos atos e pensamentos)
7- Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus. prezar pela paz
8- Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. não se revoltar ao ser incompreendido por seguir os ensinamentos de Deus

Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós.
Na realidade bem aventurados somos todos nós desde que sigamos as Leis de Deus.
Não precisamos necessariamente passar por todas as dores e sofrimentos para sermos bem aventurados.
Bem-Aventurança = Grande felicidade

http://www.scribd.com/doc/6617572/As-Bem-Aventurancas
http://www.terraespiritual.locaweb.com.br/espiritismo/artigo666.html
http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/jesusensinamento3.htm

Procedimentos:
Iniciar a aula dizendo que hoje falaremos de felicidade. O que é felicidade? Como conseguir felicidade? Podemos comprar? Alguém pode nos dar de presente? Então como consegui-la??
Certa vez Jesus falou do alto de uma montanha para algumas pessoas, e ele nos ensinou a buscar a felicidade, falou que quem seguir os caminhos ditados por ele serão bem aventurados (felizes). Alguém tem alguma ideia do que ele falou? Ele falou que precisamos Ter algumas qualidades que veremos mais adiante...

Jogo: Dividir a turma em dois grupos.
Fazer perguntas ligadas ao dia a dia. As resposta deveria ser julgada pelos colegas se estão ou não de acordo com as Leis de Deus. E a cada resposta certa caminham uma casa no jogo e se errada ficam parados.
Deverão ser feitas 3 perguntas para cada grupo, relativas as bem-aventuranças. Pode ser feito um tabuleiro para ser preso em um dos murais. Os pinos podem ser taxinhas. (O ideal é que sejam feitas mais perguntas para caso as crianças errem as respostas o jogo chegue ao final do tabuleiro)


PERGUNTAS DO JOGO:

1- PERDÃO: em um jogo de futebol um amigo chuta, sem querer, sua canela. O que você faz?

2- AMOR AO PRÓXIMO: um colega de sala sempre vai mal vestido e seus melhores amigos ficam zoando ele. O que você faz?

3- HONESTIDADE: você vai ao mercado comprar pão e o caixa lhe dá troco a mais. O que você faz?

4- FÉ: sua mãe está muito doente e só tem você em casa para ajudá-la. O que você faz?

5- PAZ: você está na torcida das olimpíadas da escola quando começa a maior briga. O que você faz?

6- RESPONSABILIDADE: sua mãe está trabalhando e só tem você e seus irmãos mais novos em casa. O que você faz?

Fixação: Quem são os bem aventurados?
Fazer em papel pardo um cartaz com 6 virtudes. As crianças deverão ligar as virtudes aos casos do jogo e desenha-las para no cartaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário