Valorização da Família

Objetivo:
Reconhecer a importância da família em nossas vidas, e, que cada um tem a família que precisa para a sua evolução

Procedimentos:
- Ambientação: música e prece

- Relembrar a aula passada.

- Incentivo: perguntar se alguém já foi em uma feira ou no mercado... vocês já compraram frutas como maça, ou legumes? Como o vendedor estipula o preço dessas coisas? Como sabemos quanto pagaremos ao comprar 5 batatas? O valor da batata é medido pelo seu peso. Se 1 Kg de batata custar 2 reais quanto custarão 2 quilos?

- Atividade de incentivo: brincadeira do “o quanto pesa”. Levar uma balança de alimentos. Pesar alguns objetos e pedir que as crianças tentem adivinhar o peso.

- Mas e a nossa família? Será que ela pode ser pesada? Pesada não no sentido do peso físico de cada família, mas sim pesada no sentido do valor. Valor que damos a ela. Como a gente avalia o peso que nossa família tem para a gente? (pelo aconchego, união, amizade, conflitos, relacionamentos...). O quanto você valoriza a sua família?
- preparar antecipadamente três saquinhos com diferentes pesos (pequeno, médio e grande). Em cada saquinho deverá ser colado o desenho de uma família. Pedir que cada criança diga o quanto ela valoriza a sua família através dos pesos, e explicar os motivos de ser muito ou pouco.

- Conversar com as crianças sobre a importância de valorizarmos a nossa família mesmo com todas as dificuldades que enfrentamos, pois alí estão as pessoas com quem precisamos aprender a nos relacionar para crescer, a nossa família é escolhida por Deus e por nós antes de encanarmos na terra.

- Conversar brevemente sobre a importaria da família em nossas vidas, e das atitudes que tomamos em casa

- Nossa vida em família é repleta de momentos felizes e tristes, alegres e de aprendizado, nossa história é como um filme, cabe a nós analisarmos a situação e aprendermos com ela. Pensando sempre em quanto crescemos como pessoa quando ao invés de ignorar situações difíceis tentamos aprender com elas.

- Fixação: desenhar em uma folha A4 (desenhada como se fosse um rolo de filme) momentos felizes, de aprendizado e valorização da família.

ou   


- Música e prece final

Nenhum comentário:

Postar um comentário