O amor ensinado por Jesus

Módulo - Cristianismo
Tema: amor

Objetivo:
Aprender a importância dos ensinamentos trazidos por Jesus nos dias de hoje

Conteúdo:
O Evangelho Segundo o Espiritismo. Cap XI – amar ao próximo como a si mesmo
Amar, no sentido profundo do termo, é o homem ser leal, probo, consciencioso, para fazer aos outros o que queira que estes lhe façam; é procurar em torno de si o sentido íntimo de todas as dores que acabrunham seus irmãos, para suavizá-las; é considerar como sua a grande família humana, porque essa família todos a encontrareis, dentro de certo período, em mundos mais adiantados; e os Espíritos que a compõem são, como vós, filhos de Deus, destinados a se elevarem ao infinito. Assim, não podeis recusar aos vossos irmãos o que Deus liberalmente vos outorgou, porquanto, de vosso lado, muito vos alegraria que vossos irmãos vos dessem aquilo de que necessitais. Para todos os sofrimentos, tende, pois, sempre uma palavra de esperança e de conforto, a fim de que sejais inteiramente amor e justiça”. – A Lei de amor

Procedimentos:
-Ambientação (música – ele veio e prece Inicial)

- Relembrar a aula passada sobre Jesus e o que eles nos ensinou (amor, perdão, caridade, tolerância, humildade, não julgar, honestidade...)

INCENTIVO: Perguntar se eles sabem qual o maior símbolo de amor que O Planeta Terra já teve. Distribuir três imagens diferentes de Jesus em quebra-cabeças.



Depois que eles montarem perguntar por que Jesus é nosso maior símbolo do amor? Jesus nos ensinou duas lições muito importantes:
1- amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo
2- amar os nossos inimigos

DESENVOLVIMENTO 1: Mas o que Jesus quis dizer com amar? O que é amar?
- Ter compaixão (desejo de aliviar o sofrimento do outro), querer o bem, ajudar sempre que necessário, não ter ciumes, raiva ou egoísmo. Amar nosso inimigo não quer dizer que ficaremos abraçando ou beijando-o, mas significa que o ajudaremos no que precisar, que teremos compaixão por ele.
- Estágios dos homens: 1-INSTINTO, 2- SENSAÇÕES, 3- SENTIMENTOS (onde se encontra o amor). Os povos primitivos não conheciam o amor, ele surgiu na medida que os povos evoluíram. Os efeitos da lei de amor são o melhoramento moral da raça humana e a felicidade durante a vida terrestre
- Todos, desde uma criança pequena a uma pessoa má possuem a essência divina do amor. Seja por uma pessoa, um objeto ou um animal.
- "Amai bastante, para serdes amados." Sanson, ex-membro da Sociedade Espírita de Paris. (1863.). Quanto mais a gente ama mais somos amados. Um grande exemplo dessa frase é perceber que normalmente só recebemos carinho quano o damos também. O amor transforma nosso sentimentos

DESENVOLVIMENTO 2: Podemos imaginar alguns tipos de amor? Distribuir pirulitos de coração com “tipos de amor” escrito.
Exs: amor à vida, amor ao próximo, amor aos inimigos, amor aos animais, amor à Deus, amor à família, amor ao estudo, amor ao trabalho, amor à natureza, amor ao dinheiro, amor ao esporte, amor à pátria, amor pelo namorado(a), amor à religião, amor aos ídolos...

Conversar com as crianças sobre os tópicos. Quais são amores saudáveis, amor como Jesus nos ensinou e quais são apenas paixão (gostar tanto de uma coisa que perde até o raciocínio)?

FIXAÇÃO:
Opção 1: jogar novamente o jogo: o que Jesus nos ensinou
Opção 2: desenhar o amor como Jesus nos ensinou

Prece final

Nenhum comentário:

Postar um comentário