Corpo e Espírito

Módulo - Espiritismo
Tema: Corpo e espírito

Objetivo:
Conscientizar os evangelizandos de que todas as pessoas são formadas de corpo físico e Espírito. Que cuidamos de nosso Espírito quando temos boas atitudes, estudamos, obedecemos aos pais, desejamos o bem aos nossos semelhantes, participamos da Evangelização Infantil, perdoamos, respeitamos o nosso próximo. Quando morremos apenas o corpo físico morre, o Espírito continua vivo.

Conteúdo:
Corpo - matéria.

Espírito - No sentido especial da Doutrina Espírita, os Espíritos são os seres inteligentes da criação, que povoam o Universo, fora do mundo material, e constituem o mundo invisível. Não são seres oriundos de uma criação especial, porém, as almas dos que viveram na Terra, ou nas outras esferas, e que deixaram o invólucro corporal. => L.E. - "Pode dizer-se que os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Povoam o Universo, fora do mundo material."

Perispírito: Invólucro semimaterial do Espírito depois de sua separação do corpo. Nos encarnados, serve de laço ou intermediário entre o Espírito e a matéria. O Espírito o tira do mundo em que se acha e o troca ao passar de um a outro. Ele é mais ou menos sutil ou grosseiro, segundo a natureza de cada globo. O perispírito pode tomar todas as formas à vontade do Espírito; ordinariamente ele assume a imagem que este tinha em sua última existência corporal. Embora de natureza etérea, a substância do perispírito é suscetível de certas modificações que a tornam perceptível à nossa vista. É o que se dá nas aparições. Ela pode até, por sua união com o fluido de certas pessoas, tornar-se temporariamente tangível, isto é, oferecer ao toque a resistência de um corpo sólido, como se vê nas aparições estereológicas ou palpáveis. O perispírito é, para o Espírito, o que o perisperma é para o germe do fruto. A amêndoa despojada do seu invólucro lenhoso, encerra o germe sob o invólucro delicado do perisperma.

Cordão fluídico: Conduto energético que liga o perispírito ao corpo físico, quando dos desdobramentos; também denominado de cordão astral, cordão fluídico, cordão de luz, fio de prata, cordão perispirítico. Espécie de , como o nome diz, "cordão" que liga o perispírito e, conseqüentemente, o espírito ao corpo físico. É inprenscindível à vida de relação, por assim dizer, pois assegura a perfeita e pontual realização das funções biológicas vitais durante o período do sono natural, no qual o corpo material fica ligado por tal cordão ao seu espírito, que então se desprende para interagir no mundo espiritual durante o período de entorpecimento dos sentidos que caracteriza o sono.

Alma: É o ser imaterial, distinto e individual, unido ao corpo que lhe serve de invólucro temporário, isto é, o Espírito em estado de encarnação.


Procedimento:
INTRODUÇÃO AO TEMA: Brincadeira o que é o que é:
01 – Coisas que podemos pegar, ver e sentir (ex.: qualquer tipo de matéria: cadeira, mesa, roupa).
02 – Coisas que podemos ver, algumas até sentir, mas não conseguimos pegar (ex.: fumaça, água, luz, nuvens, fogo...).
03 – Coisas que podemos ouvir, mas não podemos pegar e ver (ex.: música, trovão, vozes, barulhos diversos).
04 – Coisas que podemos sentir e sabemos que existe, mas não podemos pegar ou ver (ex.: ar, vento, os gazes, eletricidade).
05 – Algo que sabemos que existe, mas não podemos ver, ouvir, pegar e sentir, exceto é claro, raras pessoas (Espírito).

Na pergunta nº 05 se não souberem a resposta (ou mesmo antes de responderem), o evangelizador deverá dar dicas para que possam descobrir a resposta correta.
Dicas para a pergunta nº 05:
1ª Dica: habitam por toda a parte.
2ª Dica: são diferentes uns dos outros (perfeitos ou puros, bons e imperfeitos).
3ª Dica: é a parte inteligente do corpo (é ele quem pensa, fala e sente).
4ª Dica: quando nasce, reencarna (encarnados: almas revestidas de um corpo material para evoluírem).
5ª Dica: quando morre, desencarna (só o corpo físico morre, pois ele continua vivo).
6ª Dica: É imortal (nunca morre).

DESENVOLVIMENTO 1: O que é o espírito?
Espírito é aquele que tem capacidade de pensar e sentir emoções. Não é o corpo que fica triste ou feliz, é o espírito! Ele é o princípio inteligente do universo.
Dizer que quando Deus criou o universo ele criou duas coisas: a matéria e o espírito
A matéria não tem vida. O nosso corpo é matéria. Nós somos um espírito que habita um corpo. É o espírito que dá vida ao corpo.

Mostrar um balão murcho. Perguntar se é possível brincar com ele murcho e o que é preciso fazer para que possamos brincar com ele? Encher o balão de ar. Nós vemos o ar que está no balão? E nosso corpo físico precisa de quem para poder trabalhar na Terra? Do Espírito.

Após as perguntas o evangelizador deverá encher um balão até estourar e depois relacionar o Espírito com ar, e o corpo com os pedaços de bexiga:

O que aconteceu com o ar que estava dentro do balão? Continua tendo as mesmas propriedades.

Para que servem os pedaços da bexiga estourada? Tem alguma utilidade? Se decompõe na natureza ou é reciclado.

Obs.: o Espírito vai para o Mundo Espiritual e continua a sua trajetória evolutiva; o corpo físico se decompõe, servindo de alimento para vermes pequenos. Não ressuscita, não retorna a vida.

Explicar que somos formados de corpo e Espírito. Nós não enxergamos o nosso Espírito assim como não enxergamos o ar do balão. O que dá vida ao corpo é o Espírito que é imortal. Quando morremos, isto é, desencarnamos, o Espírito continua vivo. O que levamos com a morte do corpo físico são nossas atitudes, pensamentos e sentimentos. Não levamos, porém, os bens materiais (nossos cadernos, bicicleta, boneca, computador, TV, nossa casa).

Montar com as crianças um modelo – corpo, espírito e perispírito, com cordão fluídico. Explicar o que é cada um deles e como funciona na morte e no sono
(Desenhar um corpo em papel pardo com canetinha, desenhar o mesmo corpo em papel vegetal com lápis de cor. Cortar uma estrela dourada e colar em cima do desenho no papel vegetal, representando o espírito que não tem forma. Recortar e ligar o corpo de papel pardo ao de papel vegetal com fitilho prateado - os desenhos, recortes e colagem devem ser feitos pelas crianças)

DESENVOLVIMENTO 2: Como podemos cuidar do nosso Espírito?
Tendo boas atitudes, pensamentos e sentimentos
Citar exemplos de atitudes positivas: ser amigo, falar sempre a verdade, obedecer aos pais e professores, estudar, participar da Evangelização Infantil, ser pacífico (não brigar), ajudar quando solicitado ou mesmo sem ser solicitado, ser o ajudante da aula, orar, pedir desculpas, perdoar, respeitar o próximo.

EU sou um Espírito encarnado e posso atrair ESPÍRITOS BONS ou ESPÍRITOS INFERIORES de acordo com o meu modo de agir (comportamentos). Quando tenho atitudes ruins, nosso perispírito fica com marcas escuras, mas quando praticamos o bem, essas marcas tornam-se pontos de luz.

FIXAÇÃO: Dar um contorno de corpo humano em um A4 simbolizando o espírito.
Formular ações: você mata aula, você briga muito, xinga, cuida dos animais, ajuda em casa....
e eles vão marcando se essas atitudes criam pontinhos escuros ou de luz .Em seguida formular perguntas que sejam de ações no bem e mostrar que sempre temos chance de sermos melhores, basta querer. E assim limparemos nos perispírito, o melhor é que nos tornamos Bons.

Depois de colocar os pontos de luz ou escuros, dar um contorno igual ao anterior para que eles façam o corpo físico e o coloquem por cima do perispírito. Os dois desenhos devem ser ligados por fitilho prata ou barbante, simbolizando o cordão de prata.

- Música e prece final

Um comentário: