Reencarnação


Objetivo:
Entender a reencarnação como uma oportunidade que Deus nos dá para evoluirmos, de corrigirmos nossos erros do passado e nos tornarmos pessoas melhores. Todas as coisas que fazemos em nossa vida tem uma consequencia, boa ou ruim, dependendo dos nossos atos. Nosso progresso depende apenas do caminho que escolhemos seguir. É nossa responsabilidade que nossa reencarnação dê certo.

Conteúdo:
http://www.cvdee.org.br/, http://www.searadomestre.com.br/

Procedimento:
-Ambientação – Música e Prece
-Relembrar a aula sobre Plano espiritual. Dizer que os Espíritos enquanto aguardam seu retorno a terra ficam se preparando, estudando e trabalhando para poder aproveitar bem sua encarnação.. Explicar que os bebês (espíritos) não nascem ao acaso, em qualquer lugar, já eram amigos no plano espiritual e planejaram juntos esta nova vida, para que uns pudessem auxiliar os outros.

-Atividade inicial: Riscar no chão uma linha sinuosa.
Formar a fila das crianças e entregar à primeira uma colher e uma bolinha de ping pong. Pedir para que ela caminhe rapidamente sobre a linha traçada equilibrando a bolinha na colher, sem deixar cair.
Quem conseguir caminhar sem deixar a bolinha cair, termina a atividade. Aquele que deixar a bolinha cair no chão, tem nova oportunidade de recomeçar (no início da linha) mas com um grau de dificuldade maior: deverá segurar a colher com um dos braços esticados. (Aproveitar para criar aquele suspense: vocês acham que ele merece uma nova chance?)

Terminada a atividade perguntar as crianças:
Como foi chegar ao final da linha sinuosa?
Você ficou feliz quando teve uma nova oportunidade de recomeçar?
Seria mais fácil se tivesse prestado maior atenção na primeira vez para não deixar cair a bolinha no chão?

Comparar com a reencarnação. Deus nos dá sempre novas oportunidades de aprendermos, de acertarmos. Quantas forem necessárias, entretanto, quanto mais tempo persistirmos no erro por provas mais difíceis iremos passar.

Desenvolvimento:
Esconder algumas perguntas pela sala. Aquele que encontrar deverá tentar responde-la

-Quantas vezes reencarnamos?
Temos muitas coisas para aprender e uma única reencarnação não dá tempo de aprender tudo.

- Meu corpo será sempre o mesmo em todas as minhas reencarnações?
Não, o corpo físico terá sempre as caracteristicas dos pais biológicos. O espírito é sempre o mesmo.

-Para que serve a reencarnação?
Explicar que a encarnação serve para que nós possamos progredir, evoluir, aprender, corrigir erros. As pessoas precisam resgatar todas as coisas ruins que elas fizeram em outras vidas. Se foram egoistas precisam aprender a humildade. Se fizeram mal a muitas pessoas precisam aprender a amar... Todas as pessoas do Planeta Terra estão encarnadas para aprender, ninguém é perfeito.
Deus nos dá muitas chances de progredirmos. Em cada existência temos a oportunidade de nos tornarmos melhores, o que mostra o amor de Deus por nós.
Apenas 5 pessoas de cada mil aproveitam integralmente sua rencarnação para aprender e se melhorar (livro Sexo e Destino)

Por que não lembramos do nosso passado?
Para facilitar o aprendizado, e para reparar as faltas cometidas, pois já erramos várias vezes e teríamos vergonha de nossos erros. Também para facilitar a reaproximação com pessoas que não gostamos ou que precisamos aprender a amar.

-Por que nascemos pobres ou ricos?
-Reencarnamos em diferentes condições: ricos ou pobres, de uma raça, morando em um país ou outro, como homem ou mulher.... planejamos passar por situações necessáriárias para aprendermos alguma coisa, a humildade, o amor, o perdão...


Por que pessoas nascem deformadas ou com doenças sérias?
Muitas vezes são provas, escolhem vir com deficiencias. Por exemplo: nascer cego para aprender a ser humilde, aceitar a ajuda do proximo... ou pode ser também uma consequencia de atos de outras vidas. Se fumou muito nasce com um sério problema no pulmão...

- Por que posso não gostar de alguém da minha família?
-Existe uma lei que rege as reencarnações, Lei de Causa e Efeito. Todo efeito tem uma causa: Se toma sol demais, fica com insolação, Se come demais, passa mal, Se for invejoso ou fofoqueiro, perde os amigos, Se mentir, vão descobrir e não confiam mais, Se brigou com alguém e não perdoou, talvez tenha que reencarnar para apreender a conviver com aquela pessoa. Muitas vezes inimigos de outras vidas nascem na nossa família para que aprendamos conviver e perdoar.

- Quem normalmente planeja nossa reencarnação?
Nós planejamos com a ajuda de espíritos superiores. Entretanto, há espíritos muito inferiores, que não tem a condição de ajudar nesse planejamento.

- Podemos já conhecer nossos parentes e amigos de outras vidas?
Muitas vezes encontramos na Terra espíritos amigos que ajudam no nosso progresso.


História:
Contar uma história sobre reencarnação (Exemplo história de Fernando).
A história pode ser livremente escolhida, e deve contar a história de uma vida - principais fatos, características da personalidade, erros e acertos da vida, terminando com a morte do personagem e sua estadia da erraticidade.

A partir daí, agindo como se fôssemos a equipe responsável pelo planejamento da reencarnação desse Espírito, discutir com as crianças como deveria ser a próxima reencarnação desse personagem - como deveria ser sua família, suas condições físicas, e os principais acontecimentos e/ou situações a que deveria estar exposto, durante a existência, Dar bastante enfoque à oportunidade de "aprendizado" e não ao "castigo" (a primeira tendência das crianças é sugerir situações de "castigo", foi o que observamos). Enfatizar a lei de causa e efeito.
Em seguida, em uma grande folha de papel pardo, deitamos uma das crianças e fizemos sua silhueta; a partir dessa silhueta, a turma foi construindo um cartaz que seria o planejamento reencarnatório desse Espírito - por exemplo, o personagem fumava em sua existência anterior, por isso, nesse planejamento, teve os pulmões pintados de cinza, significando que sofreria de bronquite na infância, como conseqüência disso.

Completar o máximo possível o cartaz, com várias observações acerca de sua família, condições financeiras, dificuldades e oportunidades que teria. (esse trabalho será a fixação. Se necessário separar em 2 grupos cada evangelizador fica com um grupo, a silueta poderá já estar desenhada para economizar tempo)

Conclusão:
- É de nossa inteira responsabilidade cuidarmos para que tudo que planejamos para nossa reencarnação dê certo. Para isso é preciso que sempre tenhamos boas atitudes, que oremos em momentos de dúvida, pedindo ao nosso anjo da guarda que nos mostre o melhor caminho a seguir, e com certeza teremos auxílio.

- Não devemos esquecer que a reencarnação é um presente de Deus. E jamais devemos matar alguém ou nos matarmos. Suicídio é uma atitude que traz muito arrependimento e aumenta o nosso sofrimento. Não existem problemas sem solução, Deus, Pai amoroso e justo, sempre nos dá as condições necessárias para superarmos nossas dificuldades.

- Música e Prece final


História de Fernando:
- Fernando nasceu no Rio de Janeiro.

- Sua mãe ficava em casa cuidando dele e mais 4 irmãos, enquanto seu pai trabalhava como pintor em algumas obras que apareciam.

- Desde pequeno Fernando se achava melhor que os irmãos. Se negava a dividir o pouco que tinha, não queria dividir roupas ou cama com os irmãos mais novos, não valorizava nada que tinha, quebrava portas ou pratos quando estava irritado. Mal falava com os pais, e nunca ouvia seus conselhos.

- Sua grande paixão era sua irmã mais nova, essa sim ele amava e fazia de tudo para agradá-la.

- Aos 12 anos começou a fumar, pois pensava assim que aparentava ficar mais velho, e era moda entre seus amigos. Era fiel e divertido, sempre aconselhava seus amigos quando estes tinham problemas.

- Sua mãe sempre insistiu que seus filhos estudassem para Ter um bom emprego no futuro, mas aos 14 anos Fernando decidiu parar de estudar. Foi vender balas no sinal, e todo dinheiro que ganhava guardava para gastar com coisas para si.

- Não ajudava em casa, só pensava em si. Pensando sempre em conseguir mais dinheiro acabou envolvendo-se com os traficantes e em poucos meses já estava no bando.

- Certo dia a polícia entrou na favela, e Fernando foi baleado. Não resistiu aos ferimentos e desencarnou.

- Ao desencarnar passou por um longo período de pertubação. Nunca havia frequentado nenhuma religião, acreditava que a morte era o fim de tudo. Ao se dar conta de que a vida continuava orou a Deus, pediu perdão sincero por seus erros, e foi socorrido e levado a uma colônia por espíritos de luz. Teve muitas oportunidades de estudar e aprender algumas verdades sobre a vida. E passados alguns anos começou a se preparar para uma nova encarnação.

- Como será essa nova vida de Fernando?






Nenhum comentário:

Postar um comentário