Leis Morais

Objetivos: Introdução das Leis Morais, a Lei Natural, como ferramentas para o ser espiritual adquirir os gozos, a felicidade perene. Identificar o bem e o mal e reconhecer no bem, no seguir as leis morais, o caminho mais rápido para a verdadeira felicidade.

Conteúdo: Livro dos Espíritos perg. 614, 615, 616, 644, 648

Lei — Aurélio, no seu Dicionário, anota vários sentidos, entre os quais: norma, preceito, princípio, regra; obrigação imposta pela consciência e pela sociedade.
— Em sentido geral, é a expressão de uma relação causal de caráter necessário, que se estabelece entre dois eventos ou fenômenos.

Lei Natural — O mesmo que lei de Deus. Divide-se em leis físicas (científicas) e leis morais.

Lei Científica — Aquela que estabelece entre os fatos, relações mensuráveis universais e necessárias, permitindo que se realizem previsões. Ex.: "a água ferve a 100º c"; "dois corpos não podem ocupar ao mesmo tempo o mesmo lugar no espaço".

Lei Moral — Conjunto de princípios ou regras relativos à conduta humana.


Momento 1 (30 minutos)

a) Leis dos Homens

- Questionar como a nossa sociedade faz para vivermos em harmonia? (Re: por regras, pelas leis...)
Depois, perguntar quais leis humanas eles conhecem (trânsito, na escola, em casa, na rua...). Discutir que elas são importantes e etc...

- Pedir a eles que observem algumas leis curiosas que existem ou já existiram pelo mundo:
FRANÇA- É proibido batizar um porco com o nome de Napoleão. ALEMANHA- Uma almofada pode ser considerada como uma arma passiva.- É proibido andar de máscaras pela rua. FINLÂNCIA- Os taxistas devem pagar direitos autorais se colocam música em seu carro quando transportam clientes. INGLATERRA- É ilegal pendurar roupa de cama na janela.- É proibido pescar salmão nos domingos. CANADÁ- É ilegal tirar o curativo em público.- Em Ottawa a lei proíbe chupar picolé no domingo atrás do Banco. CAMBOJA- É proibido o uso de pistolas de água para as celebrações de passagem de ano. Mas em outras datas comemorativas não tem problema. ISRAEL- Aos sábados, não é permitido enfiar o dedo dentro do próprio nariz. A lei vale para todos os homens que seguem a fé judaica e isenta os demais cidadãos. Segundo a constituição israelense, o motivo para a existência da lei é que o ato pode gerar sangramentos, o que pode resultar em violação do código de santidade religiosa.
- Após eles observarem estas leis estranhas, questionar se as leis que nos regem podem garantir a nossa felicidade, entendendo a felicidade no sentido mais amplo como Espíritos imortais que possuem uma longa bagagem (conforme já discutimos em encontros anteriores). Daí discutir que as leis são imperfeitas, pois quem as cria também são imperfeitos e as fazem de acordo com sua ótica e/ou interesse.

Obs: deixar claro que, a despeito das leis curiosas colocadas, as leis materiais são de imensa importância e devem ser seguidas e respeitadas. Colocar que os exemplos de leis dados eram para entendermos de forma lúdica como as leis humanas muitas vezes são imperfeitas e pessoais.

b) Leis Naturais ou Divinas - As Leis Morais

- Questionar: então como podemos nos orientar? Quais caminhos devemos trilhar para a nossa felicidade como seres espirituais eternos. O que deve nos nortear? Explicar o que são as leis morais e para que servem.

- Onde estão as leis divinas?

- Questionar aos jovens qual é o maior mandamento de Deus, a lei divina mais importante. Como resposta, ler o texto do evangelho de Mateus sobre o maior mandamento: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. (Mateus 22:34-40)"

- Colocar que esta lei maior pode ser dividida em várias leis, conforme a questão 648 do L.E. que a divide em dez leis morais (apresentar brevemente as 10 Leis Morais em placas de trânsito, simbolizando formas de guiar para o caminho da felicidade).
Lei de Adoração – Mostra o sentimento inato que todos os viventes possuem da divindade. Adoração a Deus significa ação constante no bem. A oração é um ato de sensibilização interior e de movimentação de energias. Lei do Trabalho – É uma necessidade. O trabalho é meio de desenvolvimento dos potenciais intelectual e moral do espírito. Tem a finalidade de trazer o bem-estar e a felicidade à criatura humana. Lei de Reprodução – Relativo à reencarnação. Mostra a necessidade de purificação do Espírito. Lei de Conservação – Por terem que defender a sua vida material os homens, seja instintiva seja racionalmente, desenvolvem meios de conservação, caindo, no entanto, amiudadamente, em excessos e supérfluos. Toda as vezes que o homem ultrapassa o limite do necessário, ingressando no campo do abuso e do excesso, desencadeia mecanismos dolorosos, que o conduzem ao caminho do equilíbrio. Lei de Destruição – Toda e qualquer destruição é apenas aparente, pois no universo tudo se transforma. Somente a Deus cabe dispor da vida da criatura, não sendo correto o homem matar o seu semelhante. Lei de Sociedade – Todos os indivíduos têm responsabilidade para com os outros seres humanos. O isolamento total, além de ser contrário à lei natural, é a manifestação do mais puro egoísmo. A família é um meio pelo qual o espírito aprende a utilizar as suas faculdades. Lei de Progresso – Do estado de simplicidade ao estado de pureza, o espírito evolui graças à lei do progresso, que o impulsiona como uma força natural, fazendo-o enfrentar as diversas atribulações. Lei de Igualdade – Perante Deus, todos os homens são iguais. Estão em posições evolutivas diferentes, mercê do esforço de cada um e da época da sua criação. A desigualdade de aptidões é fruto do desenvolvimento individual e o convívio grupal de pessoas com aptidões diferentes é um incentivo à ajuda mútua. Lei de Liberdade – A liberdade é um impulso natural, que provém do espírito, que almeja sair de onde está e ser o que ainda não é. A liberdade de pensamento e de consciência é um direito inalienável do homem, servindo como aferidora do progresso e da civilização. Lei de Justiça, Amor e Caridade – É a mais importante, porque resume as leis anteriores. A lei de justiça é intrínseca ao ser humano. Basicamente, está no respeito aos direitos do outro.
Momento 2 (30 minutos)
Jogo das escolhas: cada jovem irá escolhendo o caminho que quer seguir através de opções nas fichas. Colocar as fichas em cima de uma mesa, viradas para baixo e com o número correspondente no verso aparecendo (imprimir pelo menos 3 fichas de cada). A medida que os jovens vão avançando nas fichas, mais grupos vão sendo criados. Os jovens deverão ir fazendo suas escolhas até o final do jogo.

Resgatar com eles a importância das nossas escolhas (certas ou erradas, boas ou ruins)... Falar da lei de causa e consequência e refletir sobre a importância das leis morais nas nossas tomadas de decisões diárias.


JOGO DAS ESCOLHAS:


FICHA 01
João tem 13 anos, mora no Arará e fica parte da manhã sozinho em casa, pois sua mãe trabalha fora. Sua aula começa às 13h. Quando ele estava saindo de casa encontrou o Alex e o Mateus que o convidaram para matar aula e ir à praia com eles. Eles voltariam na mesma hora da saída da escola.
01.Se você acha que João deve aceitar o convite deles vá para a ficha 03
02.Se você acha que João não deve aceitar o convite deles vá para a ficha 02


FICHA 02
João vai para a escola e chegando lá descobre que era dia de prova de matemática e que não estudou e nem sabe nada da matéria.
01.Se você acha que ele deve colar para não se dar mal vá para a ficha 05
02.Se você acha que ele tem que fazer a prova com o conhecimento que tem vá para a ficha 04


FICHA 03
João e seus amigos vão para a praia, curtem o mar, o sol e conhecem outros rapazes que já estavam lá. Uma certa hora, um dos meninos do grupo vê uma bolsa que parece ter sido esquecida por alguém na areia e propõe que peguem a bolsa e saiam dali para não dar bandeira.
01.Se você acha que João deve seguir com o grupo, vá para a ficha 07
02.Se você acha que ele não deve pegar a bolsa, vá para a ficha 13


FICHA 04
João faz a prova e nem acha ela tão difícil. Seus amigos o convidam para ir a praia no sábado pela manhã, mas ele tem evangelização na casa espírita a tarde. Se for, talvez chegue atrasado na evangelização e com certeza estará bem cansado.
01.Se você acha que João deve ir a praia, vá para a ficha 03
02.Se você acha que ele deve ir pra casa, vá para a ficha 06


FICHA 05
João abriu o caderno no meio da prova para colar, mas a professora viu e tirou a sua prova. Disse que ele ficaria com zero. 
01.Se você acha que João deve reconhecer seu erro e pedir desculpas, vá para a ficha 08
02.Se você acha que João deve argumentar com a professora dizendo que não estava colando, vá para a ficha 09


FICHA 06
Em casa João encontra sua irmã mais velha chorando por que terminou com o namorado.
01.Se você acha que João deve conversar com a irmã, vá para a ficha 10
02.Se você acha que João não deve se meter nesse assunto, vá para a ficha 11


FICHA 07
João pega a bolsa com os amigos e percebe que dentro dela tem um celular novinho, cem reais, os documentos de uma pessoa e uma conta que mostra que a pessoa mora alí pertinho, bem em frente à praia.
01.Se você acha que João deve convencer seus amigos a deixar a bolsa na portaria do prédio e ir para casa, vá para a ficha 14
02.Se você acha que João não deve ficar mal na frente dos amigos e ficar calado, vá para a ficha 12


FICHA 08
Surpresa com a atitude de João a professora dá uma nova chance para ele, um trabalho que deverá ser feito em casa. João aceita e vai para casa. Antes de sair do colégio, seus amigos o convidam para ir a praia no sábado pela manhã, mas ele tem evangelização na Casa de Jesus a tarde. Se for, talvez chegue atrasado na evangelização e com certeza estará bem cansado.
01.Se você acha que João deve ir a praia, vá para a ficha 03
02.Se você acha que ele deve ir pra casa, vá para a ficha 06


FICHA 09
A professora tira a prova do João e ele fica com Zero. João fica muito irritado levanta e sai da sala.
01.Se você acha que João deve ir encontrar seus amigos na praia para relaxar, vá para a ficha 03
02.Se você acha que João deve ir para casa refletir sobre sua atitude, vá para a ficha 06


FICHA 10 
Após conversar com a irmã João ficou muito feliz ao perceber como ela ficou mais tranquila com sua atenção e carinho. Apesar das dificuldades enfrentadas e das escolhas que teve que tomar nesse período, ao se deitar para dormir João percebeu a importância de seguir no caminho do bem para alcançar a verdadeira felicidade. 


FICHA 11
João vai para seu quarto e fica lá ouvindo musica sozinho. Sua irmã bate na porta do quarto e pede para conversar com ele, pois está se sentindo muito triste. 
01.Se você acha que João deve conversar com a irmã, vá para a ficha 10
02.Se você acha que João deve mandar a irmã sair do quarto dele, vá para a ficha 15


FICHA 12
João e seus amigos dividem o que estava na bolsa. Ele vai para casa com um celular novo. João entra no ônibus e senta no banco reservado para idosos e gestantes, e vê uma mulher grávida entrando no ônibus.
01.Se você acha que João deve ceder o lugar vá para a ficha 06
02.Se você acha que João deve permanecer sentado, afinal, ficou 40 minutos em pé esperando o 476, vá para a ficha 17


FICHA 13
João não pega a bolsa. Decide então voltar para casa e no caminho vê uma senhora bem idosa com muitas compras na mão.
01.Se você acha que João deve fingir que não viu a senhora e correr para pegar o 476 que está chegando no ponto, vá para a ficha 14
02.Se você acha que João deve oferecer ajuda  apesar de saber que vai esperar mais meia hora pelo próximo ônibus, vá para a ficha 16


FICHA 14
João entra no ônibus e senta no banco reservado para idosos e gestantes. João senta e uma mulher gravida entra no ônibus.
01.Se você acha que João deve ceder o lugar vá para a ficha 06
02.Se você acha que João deve permanecer sentado, afinal, ficou 40 minutos em pé esperando o 476, vá para a ficha 17


FICHA 15
João não se sente bem. Não entende porque, mas sente uma grande tristeza. Tem a sensação que não deveria ter tomado determinadas atitudes e sua consciência está gritando: ‘não erre mais’.


FICHA 16
João ajuda a idosa e espera 40 minutos pelo próximo ônibus. Ao entrar tem apenas um assento livre e é justamente o reservado para idosos e gestantes. João senta e uma mulher gravida entra no ônibus.
01.Se você acha que João deve ceder o lugar vá para a ficha 06
02.Se você acha que João deve permanecer sentado, afinal, ficou 40 minutos em pé esperando o 476, vá para a ficha 17


FICHA 17
Cansado João vai sentado toda a viagem. Ao chegar em casa, encontra sua irmã mais velha chorando por que terminou com o namorado.
01.Se você acha que João deve conversar com a irmã, vá para a ficha 10
02.Se você acha que João não deve se meter nesse assunto, vá para a ficha 15

Nenhum comentário:

Postar um comentário