Lei de sociedade e família

Objetivos: Reconhecer a família como ambiente de desafios e crescimento espiritual e responsabilidade de cada um na manutenção da harmonia no lar.

1. Vídeo com comercial de margarina (10 min)
Apresentar comercial de margarina com família feliz e perfeita (https://www.youtube.com/watch?v=OEwPVfKreks). Depois perguntar se a família de alguém daquele grupo é como no comercial, se existe uma família perfeita. Perguntar:
- Será que mesmo as famílias que parecem perfeitas, se olhadas de perto podem apresentar seus desafios?
- Porque as famílias não são perfeitas?
Frequentemente achamos que nossa família tem problemas maiores e piores, enquanto a família do outro é melhor. Todas as famílias têm os seus desafios.

2. Família e reencarnação (25 min)
Contar duas histórias de espíritos que ao longo de reencarnações diferentes assumiram débitos e depois de um tempo vieram com familiares para poder sanar as suas mazelas.
Em uma reencarnação no Brasil em meados de 1740, Angela é governanta de uma família e maltrata muito seus escravos, especialmente Maria. Em certa viagem de navio, Maria se vinga de todos os maltratos sofridos e comanda e realiza um plano de jogar sua patroa no mar, causando a trágica desencarnação de Angela.
Passadas algumas reencarnações, em que estes dois Espíritos, através de duras lutas se encontram um pouco melhores, um pouco mais progredidos, a antiga serva aceita receber como filha a ex-patroa para poderem em família resgatar os débitos passados e se reconciliarem.
Assim, Raquel recebe sua filha Cintia em 2003 numa família muito humilde. A relação das duas é muito difícil. Cintia mostra-se como uma filha muito rebelde e raivosa, demandando grande esforço de Raquel para educá-la. Após grandes lutas, passadas por muitas brigas, Cintia aprende a amar e respeitar sua mãe por tudo que recebeu dela, apesar das duas ainda apresentarem alguma dificuldade em se relacionar.
Discussão:
- Como os laços de família podem gerar oportunidades de reparações de débitos do passado?
- Como a família ajuda no nosso crescimento evolutivo?
- Uma vez que não temos certeza dos detalhes de nosso planejamento reencarnatório no que toca à vida familiar, como podemos fazer para reparar os débitos do passado e crescer evolutivamente?
- Já conseguimos identificar onde existem as falhas nas nossas relações familiares? Para buscarmos  atenuar os erros precisamos primeiro identifica-los.

3. Entregar uma folha pequena com uma linha no meio. Pedir que identifiquem uma falha das suas famílias e escrevam de um lado. (deixar que falem)

4. Pedir que olhem para o que escreveram e reflitam sobre o que podem fazer para ajudar no progresso da família com relação a esta falha?  Colocar a música ‘coisas fáceis’ da Luciana Melo para a reflexão. (https://www.youtube.com/watch?v=zygcr5PuSDE)

- O que eu já consigo fazer? Com o que eu já posso me comprometer a fazer para melhorar a harmonia da minha casa? Pedir que escrevam do outro lado da folha o que já conseguem fazer para ajudar.

5. Passar o vídeo sintonia - https://www.youtube.com/watch?v=0tKyzVF3Szs
Conversar sobre a nossa responsabilidade na manutenção da harmonia do lar.

Prece final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário