Objetivo:
Valorizar a reencarnação como oportunidade de fazer diferente, de mudar, transformar. Valorizar a auto-estima e descobrir-se capaz de ver beleza e de transformar a realidade.
Fazer a Culminância do projeto transformando o olhar - Como mudar o mundo com pequenos gestos - e sensibilizar para a parte prática do projeto, a visita ao asilo.
Fazer a Culminância do projeto transformando o olhar - Como mudar o mundo com pequenos gestos - e sensibilizar para a parte prática do projeto, a visita ao asilo.
Procedimentos:
1- Mostrar o filme
Pollyanna (parte editada, em 15 minutos, quando a Pollyanna muda a forma de
pensar de uma senhora que vivia deitada em uma cama esperando a morte).
Antes de passar o
filme, explicar a história de Pollyanna, que perdeu o Pai, um Missionário, e
que foi morar com a tia, uma mulher rica e mesquinha.
Resgate do filme: Como
Pollyanna tentava mudar o mundo? (Ela tentava sempre ver o lado bom das coisas,
incentivando as pessoas a serem pessoas melhores e a superarem os seus
problemas e seguirem adiante)
Ela ajudava as pessoas
através do sorriso e da conversa fraterna. Tinha paciência e tolerância com o
próximo, aceitava ele do jeito que era e o incentivava a se tornar uma
pessoa melhor.
2- Será que conseguimos
agir desta maneira? É fácil? Podemos tentar?
Explicar que muitas
vezes é muito fácil falar, mas fazer é complicado. Seja por vergonha, medo ou
falta de oportunidade, é raro pararmos para ajudar o próximo. Por isso, a
proposta para a turma é vivenciar esta experiência.
Conversar sobre a
visita ao asilo. Explicar que lá vivem idosos que não têm família, são
carentes, precisam de carinho e de alguém para ouvi-los. A proposta da visita é
levar um pouco de alegria para pessoas que vivem na solidão.
Explicar como vai
funcionar a visita...
Todos devem procurar
conversar com os idosos... pode entregar a lembrança e perguntar o nome...
perguntar se quer conversar (muitas vezes eles não querem e não devemos
forçar), puxar assunto... , cantar... e se despedir com um abraço carinhoso.
LEMBRETES:
- Necessidade da autorização do responsável
- Lembrar o horário de chegada na instituição espírita e de saída para o asilo.
- Necessidade da autorização do responsável
- Lembrar o horário de chegada na instituição espírita e de saída para o asilo.
3- Fazer cartões e montar kits de higiene que serão entregues para os idosos (fazer um pouco a mais de cartões do que a quantidade de idosos que moram no asilo)
AVALIAÇÃO DO TRABALHO:
A VISITA AO ASILO ACONTECEU NO SÁBADO SEGUINTE. APENAS AS CRIANÇAS DA TURMA (10 A 12 ANOS) FORAM. OS PAIS FICARAM ESPERANDO NA INSTITUIÇÃO ESPÍRITA.
FOI UMA EXPERIÊNCIA MARAVILHOSA, ELES SUPERARAM QUALQUER EXPECTATIVA. CONVERSARAM COM OS IDOSOS E DERAM TOTAL ATENÇÃO ENQUANTO ESTAVAM LÁ. ACREDITAMOS QUE ESTE TRABALHO PRÁTICO SÓ FOI POSSÍVEL DEVIDO À SENSIBILIZAÇÃO REALIZADA NAS AULAS ANTERIORES.
ELES RETORNARAM FELIZES, AO PERCEBEREM QUE MESMO SENDO JOVENS POSSUEM A CAPACIDADE DE AJUDAR O PRÓXIMO E MUDAR O MUNDO COM PEQUENOS.GESTOS.
OS IDOSOS ADORARAM RECEBER A VISITA DAS CRIANÇAS E FORAM SUPER RECEPTIVOS.
ESTA VISITA ACONTECEU EM AGOSTO. DEVIDO AO SUCESSO DO TRABALHO, MARCAMOS UMA NOVA VISITA PARA NOVEMBRO. AO CHEGARMOS LÁ EM NOVEMBRO, OS IDOSOS LEMBRARAM DO NOME DAS CRIANÇAS COM QUEM CONVERSARAM ANTERIORMENTE, E AS CRIANÇAS TAMBÉM SE DIRIGIRAM PARA CONVERSAR COM OS IDOSOS QUE JÁ CONHECIAM.
A PARTIR DESTA EXPERIÊNCIA COLOCAMOS DUAS VISITAS AO ANO NO NOSSO PLANEJAMENTO ANUAL DAS AULAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário