Transformando o olhar - Aula 6

Objetivo:

Valorizar a reencarnação como oportunidade de fazer diferente, de mudar, transformar. Valorizar a auto-estima e descobrir-se capaz de ver beleza e de transformar a realidade. Através da compreensão do significado da palavra liberdade, entender que o homem evolui mutuamente em sociedade.

Entender que todos podem se transformar e transformar a sociedade.

Conteúdo:

CAPÍTULO XV - FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO 

Procedimentos:

- Contar a parábola do bom samaritano
Um homem, que descia de Jerusalém para Jericó, caiu em poder de ladrões, que o despojaram, cobriram de ferimentos e se foram, deixando-o semimorto. Aconteceu em seguida que um sacerdote, descendo pelo mesmo caminho, o viu e passou adiante. Um levita, que também veio àquele lugar, tendo-o observado, passou igualmente adiante. Mas, um samaritano que viajava, chegando ao lugar onde jazia aquele homem e tendo-o visto, foi tocado de compaixão. Aproximou-se dele, deitou-lhe óleo e vinho nas feridas e as pensou, depois, pondo-o no seu cavalo, levou-o a uma hospedaria e cuidou dele. No dia seguinte tirou dois denários e os deu ao hospedeiro, dizendo: Trata muito bem deste homem e tudo o que despenderes a mais, eu te pagarei quando regressar.
Qual desses três te parece ter sido o próximo daquele que caíra em poder dos ladrões? O doutor respondeu: Aquele que usou de misericórdia para com ele. Então, vai, diz Jesus, e faze o mesmo. (S. LUCAS, cap. X, vv. 25 a 37.)
Sacerdote = autoridade religiosa. Padre, pastor...
Levita = religioso que fica orando
Samaritano = religioso que era mal visto na época de Jesus

USAR IMAGENS OU VÍDEO PARA AJUDAR A CONTAR A HISTÓRIA.

 



 

- Conversar sobre a parábola e a relação que ela tem com a nossa maquete.

- DINÂMICA "CHAVE MÁGICA"
* Forma-se um círculo com as crianças em pé
* O evangelizador ficará de costas para as crianças e irá bater palmas (pode-se usar uma música)
* As crianças começarão a passar a chave (ou outro objeto qualquer)
* Quando o evangelizador bater palmas ou suspender a música, a criança que estiver com a chave na mão deverá falar uma palavra ou atitude que represente o tema da aula (melhorar o mundo com pequenos gestos)
* Quem repetir uma palavra já dita, não lembrar ou errar, deverá entrar dentro do círculo ficar segurando a chave, esperando que alguém tome o seu lugar e ele possa voltar a brincadeira.

- Continuar a construção da maquete. As crianças que faltaram na aula anterior deverão ser instruídas sobre o trabalho que está sendo feito e colocadas em um grupo.

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