Objetivo:
Valorizar a reencarnação como oportunidade de fazer diferente, de mudar, transformar. Valorizar a auto-estima e descobrir-se capaz de ver beleza e de transformar a realidade. Através da compreensão do significado da palavra liberdade, entender que o homem evolui mutuamente em sociedade.
Entender que todos podem se transformar e transformar a sociedade.
Conteúdo:
Procedimentos:
USAR IMAGENS OU VÍDEO PARA AJUDAR A CONTAR A HISTÓRIA.
Entender que todos podem se transformar e transformar a sociedade.
Conteúdo:
CAPÍTULO XV - FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO
Procedimentos:
- Contar a parábola do bom samaritano
Um homem, que descia de Jerusalém para Jericó, caiu em poder
de ladrões, que o despojaram, cobriram de ferimentos e se foram, deixando-o
semimorto. Aconteceu em seguida que um sacerdote, descendo pelo mesmo caminho,
o viu e passou adiante. Um levita, que também veio àquele lugar, tendo-o
observado, passou igualmente adiante. Mas, um samaritano que viajava, chegando
ao lugar onde jazia aquele homem e tendo-o visto, foi tocado de compaixão.
Aproximou-se dele, deitou-lhe óleo e vinho nas feridas e as pensou, depois,
pondo-o no seu cavalo, levou-o a uma hospedaria e cuidou dele. No dia seguinte
tirou dois denários e os deu ao hospedeiro, dizendo: Trata muito bem deste
homem e tudo o que despenderes a mais, eu te pagarei quando regressar.
Qual desses três te parece ter sido o próximo daquele que
caíra em poder dos ladrões? O doutor respondeu: Aquele que usou de misericórdia
para com ele. Então, vai, diz Jesus, e faze o mesmo. (S. LUCAS, cap. X, vv. 25
a 37.)
Sacerdote = autoridade religiosa. Padre, pastor...
Levita = religioso que fica orando
Samaritano = religioso que era mal visto na época de Jesus
Levita = religioso que fica orando
Samaritano = religioso que era mal visto na época de Jesus
- Conversar sobre a parábola e a relação que ela tem com a nossa maquete.
- DINÂMICA "CHAVE MÁGICA"
* Forma-se um círculo com as crianças em pé
* O evangelizador ficará de costas para as crianças e irá bater palmas (pode-se usar uma música)
* As crianças começarão a passar a chave (ou outro objeto qualquer)
* Quando o evangelizador bater palmas ou suspender a música, a criança que estiver com a chave na mão deverá falar uma palavra ou atitude que represente o tema da aula (melhorar o mundo com pequenos gestos)
* Quem repetir uma palavra já dita, não lembrar ou errar, deverá entrar dentro do círculo ficar segurando a chave, esperando que alguém tome o seu lugar e ele possa voltar a brincadeira.
- Continuar a construção da maquete. As crianças que faltaram na aula anterior deverão ser instruídas sobre o trabalho que está sendo feito e colocadas em um grupo.
* O evangelizador ficará de costas para as crianças e irá bater palmas (pode-se usar uma música)
* As crianças começarão a passar a chave (ou outro objeto qualquer)
* Quando o evangelizador bater palmas ou suspender a música, a criança que estiver com a chave na mão deverá falar uma palavra ou atitude que represente o tema da aula (melhorar o mundo com pequenos gestos)
* Quem repetir uma palavra já dita, não lembrar ou errar, deverá entrar dentro do círculo ficar segurando a chave, esperando que alguém tome o seu lugar e ele possa voltar a brincadeira.
- Continuar a construção da maquete. As crianças que faltaram na aula anterior deverão ser instruídas sobre o trabalho que está sendo feito e colocadas em um grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário