Fluido Cósmico Universal


Objetivo: Conceituar o Fluido Cósmico Universal; Reconhecer a qualidade dos fluidos ambientais diretamente relacionada aos nossos pensamentos e sentimentos.

Conteúdo:
http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT791042-1666-1,00.html
Evang.Segundo o Espiritismo – Cap. XII, item 3, 3ºparágrafo; Cap. XXVII, item 10O Livro dos Espíritos – perg.27A Gênese – Cap.XIV – Os Fluidos, item 16, 19 à 21

Desenvolvimento:
1- Fazer o jogo da forca com as palavras fluido cósmico universal. Dividir em três grupos.

2- Dizer que este é o tema da aula. Perguntar se eles sabem o que significam essas palavras. Entregar um dicionário para cada grupo e pedir que procurem o significado para explicar aos colegas.
  • Fluido: adj. Diz-se dos corpos (gases e líquidos) que, não tendo forma própria, se deformam facilmente.
  • Cósmico: adj. Relativo ao cosmo: espaço cósmico.
  • Universal: adj. Que se estende a tudo ou a todos.


3. Dinâmica da teia: cada um segura em uma ponta do barbante, fazendo uma grande teia. No meio é colocada uma bola. O objetivo é não deixar a bola cair.



Exposição dialogadaDa mesma forma que vocês ficaram todos unidos na teia de barbante, somos nós, serem da Criação de Deus, unidos uns aos outros. Alguém sabe como? Explicar que o Fluido Cósmico Universal é como essa teia: relaciona tudo o que existe na criação. Assim, ninguém está sozinho ou isolado: somos todos relacionados uns aos outros. Na teia, estamos relacionados pelo barbante. E na vida, pelos fluidos que nos envolvem.

Na dinâmica, unidos pelo barbante, o que fazíamos interferia no outro, que precisava mudar a posição que segurava o barbante. Na vida, tudo o que fazemos tem repercussão nos outros! Na teia, é só nos mexermos que os outros sentem. E na vida? Como podemos interferir nos fluidos?
==> pensamento e vontade;
==> sentimentos.

Esses elementos interferem de forma boa ou ruim nos fluidos que nos rodeiam. É como uma gota de tinta na água! Por menor que seja, altera a coloração da água!


4. O que é fluido Cósmico Universal?

Explicar que Deus criou dois elementos gerais do universo: Espírito e Matéria. Ligado à matéria está o FCU.



L.E. - 27. Há então dois elementos gerais do Universo: a matéria e o espírito?
“Sim e acima de tudo Deus, o criador, o pai de todas as coisas. Deus, espírito e matéria constituem o princípio de tudo o que existe, a trindade universal. Mas, ao elemento material se tem que juntar o fluido universal, que desempenha o papel de intermediário entre o espírito e a matéria propriamente dita, por demais grosseira para que o espírito possa exercer ação sobre ela...”


5. Dinâmica da tinta na água: Mostrar o vidro grande de água limpa: imaginemos que essa água é o fluido que nos envolve. Se colocarmos uma gotinha de tinta, o que vai acontecer?
Demonstrar: imaginar que estamos em um ambiente de paz, onde todos pensam coisas boas e todos se entendem, um ambiente com bons fluidos. Colocar uma gota de tinta azul na água. qto mais gotas colocamos, mais a água vai mudando de cor. Mas quando estamos em um ambiente onde as pessoas pensam coisas ruins erradas? Colocar gotas de tinta preta. Assim também em nossa vida: quanto mais pensamentos, sentimentos bons, mais puro ficam os fluidos; quanto mais imperfeitos nossos pensamentos e sentimentos, mais impuros, contaminados, ficam os fluidos.

O que acontece conosco, num ambiente de fluidos ruins, contaminados? ==> mal estar, sensação ruim;

E num ambiente de fluidos bons? ==> sensação boa, paz, harmonia. Pedir exemplos de situações em que o ambiente fica com fluidos bons, e outros em que fica ruim.

O que fazer quando sentimos que o ambiente está com fluidos contaminados?

==> sair do ambiente! Se não for possível, orar, pedindo a Deus que nos ajude e a todos os que estão contaminando o ambiente, e também os que estão sendo influenciados por esse ambiente ruim.

Que tipo de espíritos frequentam ambientes com fluidos bons? E com fluidos ruins?

6. E aqui em nossa sala? Como está o ambiente?
Nem sempre estamos bem, colaborando para a paz e harmonia; as vezes estamos calados mas nossos pensamentos estão em coisas tristes e ruins e isso atrapalha o ambiente.
Por vezes estamos tristes ou doentes. Precisamos de fluidos bons para melhorarmos; ou com sentimentos ainda inferiores: raiva, desinteresse, deboche. Nesse caso, precisamos querer mudar e força de vontade para mudar esses sentimentos!
Reforçar que nosso ambiente depende de cada um de nós!

7. Colocar a música ‘pensamento e cor’ pedir que escutem em silêncio, prestando atenção na letra.




8. Fixação: pedir que reflitam e escrevam como interferir sempre de forma positiva no fluido cósmico universal. O que é preciso fazer para gerar bons fluídos? O que cada um precisa se modificar para parar de gerar fluidos ruins?

9. Prece final

2 comentários: