Objetivo: Conceituar o Fluido Cósmico Universal; Reconhecer a qualidade dos fluidos ambientais diretamente relacionada aos nossos pensamentos e sentimentos.
Conteúdo:
http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT791042-1666-1,00.html
Evang.Segundo o Espiritismo – Cap. XII, item 3, 3ºparágrafo; Cap. XXVII,
item 10O Livro dos Espíritos – perg.27A Gênese – Cap.XIV – Os Fluidos, item 16,
19 à 21
Desenvolvimento:
1- Fazer o jogo da forca com as palavras fluido
cósmico universal. Dividir em três grupos.
2- Dizer que este é o tema da aula. Perguntar se
eles sabem o que significam essas palavras. Entregar um dicionário para cada
grupo e pedir que procurem o significado para explicar aos colegas.
- Fluido: adj. Diz-se dos corpos (gases e líquidos) que, não tendo forma própria, se deformam facilmente.
- Cósmico: adj. Relativo ao cosmo: espaço cósmico.
- Universal: adj. Que se estende a tudo ou a todos.
3. Dinâmica da teia: cada um segura em uma ponta do barbante, fazendo uma grande teia. No meio é colocada uma bola. O objetivo é não deixar a bola cair.
Exposição dialogada: Da mesma forma que vocês ficaram todos unidos na teia de barbante, somos nós, serem da Criação de Deus, unidos uns aos outros. Alguém sabe como? Explicar que o Fluido Cósmico Universal é como essa teia: relaciona tudo o que existe na criação. Assim, ninguém está sozinho ou isolado: somos todos relacionados uns aos outros. Na teia, estamos relacionados pelo barbante. E na vida, pelos fluidos que nos envolvem.
Na dinâmica, unidos pelo barbante, o que fazíamos interferia no outro, que precisava mudar a posição que segurava o barbante. Na vida, tudo o que fazemos tem repercussão nos outros! Na teia, é só nos mexermos que os outros sentem. E na vida? Como podemos interferir nos fluidos?
==> pensamento e vontade;
==> sentimentos.
Esses elementos interferem de forma boa ou ruim nos fluidos que nos rodeiam. É como uma gota de tinta na água! Por menor que seja, altera a coloração da água!
4. O que é fluido Cósmico Universal?
Explicar que Deus criou
dois elementos gerais do universo: Espírito e Matéria. Ligado à matéria está o
FCU.
L.E. - 27. Há então dois elementos gerais do Universo: a matéria e o
espírito?
“Sim e acima de tudo Deus, o criador,
o pai de todas as coisas. Deus, espírito e matéria constituem o princípio de
tudo o que existe, a trindade universal. Mas, ao elemento material se tem que
juntar o fluido universal, que desempenha o papel de intermediário entre o espírito e a matéria
propriamente dita, por demais grosseira para que o espírito possa exercer ação
sobre ela...”
5. Dinâmica da tinta
na água: Mostrar o vidro grande de água limpa: imaginemos que essa água é o
fluido que nos envolve. Se colocarmos uma gotinha de tinta, o que vai
acontecer?
Demonstrar: imaginar que estamos em um ambiente de paz, onde todos
pensam coisas boas e todos se entendem, um ambiente com bons fluidos. Colocar
uma gota de tinta azul na água. qto mais gotas colocamos, mais a água vai
mudando de cor. Mas quando estamos em um ambiente onde as pessoas pensam coisas
ruins erradas? Colocar gotas de tinta preta. Assim também em nossa vida: quanto
mais pensamentos, sentimentos bons, mais puro ficam os fluidos; quanto mais
imperfeitos nossos pensamentos e sentimentos, mais impuros, contaminados, ficam
os fluidos.
O que acontece conosco, num ambiente de fluidos ruins, contaminados?
==> mal estar, sensação ruim;
E num ambiente de fluidos bons? ==> sensação boa, paz, harmonia. Pedir
exemplos de situações em que o ambiente fica com fluidos bons, e outros em que
fica ruim.
O que fazer quando sentimos que o ambiente está com fluidos
contaminados?
==> sair do ambiente! Se não for possível, orar, pedindo a Deus que
nos ajude e a todos os que estão contaminando o ambiente, e também os que estão
sendo influenciados por esse ambiente ruim.
Que tipo de espíritos frequentam ambientes com fluidos bons? E com
fluidos ruins?
6. E aqui em nossa
sala? Como está o ambiente?
Nem sempre estamos bem, colaborando para a paz e harmonia; as vezes
estamos calados mas nossos pensamentos estão em coisas tristes e ruins e isso
atrapalha o ambiente.
Por vezes estamos tristes ou doentes. Precisamos de fluidos bons para
melhorarmos; ou com sentimentos ainda inferiores: raiva, desinteresse, deboche.
Nesse caso, precisamos querer mudar e força de vontade para mudar esses
sentimentos!
Reforçar que nosso ambiente depende de cada um de nós!
7. Colocar a música ‘pensamento e cor’ pedir que escutem em silêncio,
prestando atenção na letra.
8. Fixação: pedir que reflitam e escrevam como interferir
sempre de forma positiva no fluido cósmico universal. O que é preciso fazer
para gerar bons fluídos? O que cada um precisa se modificar para parar de gerar
fluidos ruins?
9. Prece final
Obrigada pelas ideias!! Parabéns pela criatividade!!
ResponderExcluirAdorei.obda
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