Caridade

Objetivo:
Refletir sobre como podemos ser homens de bem e exercer o cristianismo no nosso dia a dia.

Conteúdo:

  • Evangelho Segundo o Espiritismo. Cap. Bem-aventurados os aflitos. Capítulo V. Motivos de resignação; O Cristo Consolador. Capítulo VI. Advento do Espírito de Verdade; Bem-aventurados os que têm puro o coração. Capítulo VIII. Deixai que venham a mim as criancinhas
  • Livro dos Espíritos. Pergunta 886
  • A Caridade como força curativa da Alma. ANDREI MOREIRA: http://www.aluzdivina.org.br/downloads/Palestra%20Andrei%20Moreira_Site_27-02-13.pdf


Atividades:
- Espalhar pelo chão da sala imagens de pessoas comuns que fizeram o bem. Colar atrás das fotos a história delas. Pedir que escolham algumas para ler. Pegar como base algumas disponíveis neste site: https://noticias.bol.uol.com.br/fotos/entretenimento/2014/08/27/historias-que-inspiram-conheca-pessoas-que-transformaram-outras-vidas-com-suas-acoes.htm)

- Conversar sobre as histórias e o que mais marcou eles em cada uma delas

- Colocar a música ‘Água da vida’ (Marcelo Manga)
Tem certos dias na vida da gente em que parece que o sol escurece
E não sabemos ao certo o rumo nada é o que parece.
Mas num momento da vida da gente alguma coisa acontece
E tudo aquilo que era importante fica pra trás e desaparece.
A alma humana é tão inquieta. Vive buscando cada vez mais.
Somos sedentos da água da vida, tentando alcançar paz. (2x)   
Vai e descobre que o mundo é seu, deixa o amor te guiar.
Cuida da sede do teu irmão e a tua passará. (2x)

- Conversar sobre a importância da caridade e em como ela auxilia no alívio das nossas dores.

A caridade é uma proposta do amor em ação, do amor mobilizado em favor do outro, do amor dirigido em favor de uma causa nobre, em favor de uma questão importante e útil. A Doutrina Espírita nos lembra do valor e da riqueza de nos doarmos em uma atividade assistencial, em uma tarefa de socorro, em uma tarefa de amparo e de doação através dos passes. O que caracteriza o verdadeiro espírita é estar com a alma comprometida com o movimento do bem, de ideal renovado porque o que a Doutrina Espírita oferta a todos a oportunidade do reencontro através do serviço.
Pessoas de boa vontade que decidiram ficar bem para poder servir. E descobriram que o servir é o caminho para ficar bem.
A Doutrina Espírita está nos ofertando esta oportunidade. A vida não espera pessoas capacitadas, capacita aquelas de boa vontade para o dever espírita, porque o trabalho é grande, a seara é enorme e os trabalhadores são poucos.
Quando o indivíduo tem o desejo de ser útil, sai do egoísmo, deixa de pensar em si, acorda e desperta para a necessidade de movimentar suas forças em favor do bem. Então, a vida investe naquele indivíduo para que ele encontre o caminho da paz.

- Pesquisa:"Interesses Altruísticos Sociais. Comportamentos Altruísticos Sociais estão associados com melhor saúde mental" (2016 entrevistados)-  aqueles que praticam a caridade têm índices de bem estar duas vezes maior do que aqueles que a recebem. Assim, a saúde mental dos que praticam a caridade é muito maior do que aqueles que a recebem, principalmente, dentro dos movimentos religiosos.
-68% dos voluntários concordam que o voluntariado proporciona sensação de bem estar na questão psicológica e também no quesito físico;
-92% relataram que inverteram o seu sentido e seu objetivo na vida;
-89% perceberam o aumento do bem estar;
-73% sentiram a diminuição do estresse; - 93% afirmaram que o voluntariado faz a pessoa feliz; –77% disseram que o voluntariado ajuda a recuperar perdas e desapontamentos.

Outro dado interessante é que os voluntários apresentaram menos problemas no sono, menos ansiedade, menor necessidade de ajuda e maior esperança, ficam mais sintonizados às redes sociais e têm maior controle de doenças crônicas do que pessoas que não exerciam o voluntariado.

- Conversar sobre formas de se praticar a caridade no dia a dia.

- Fazer convite para visitar um asilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário