Respeito

Objetivo: entender o limite entre a zueira e a falta de respeito, perceber a necessidade do respeito a si próprio e ao próximo, respeitar uns aos outros.

Atividades:
Momento 1: Jogo: Falta de respeito x apenas zueira
Apresentar casos e pedir que eles falem se a atitude é falta de respeito ou apenas zueira. Quem responder deverá falar a resposta e dizer o porquê.
1- Inventar apelido para os amigos que curtem esse tipo de brincadeira
2- Inventar apelido para quem não gosta desse tipo de brincadeira
3- Chamar uma pessoa de burra ou feia
4- Não fazer o que o(a) professor(a) pede
5- Não ouvir o outro e começar a falar junto
6- Falar alto quando está na praia com os amigos
7- Debochar
8- Fazer pegadinha com os amigos mais próximos
9- Fazer algo que eu não quero por pressão dos amigos
10- Brincar no ônibus sem incomodar os demais passageiros
11- Usar drogas, fumar ou transar sem camisinha
12- Berrar com familiares (mãe, pai, avós, irmãos, responsáveis...)
13- Agir com violência física ou verbal
14- Ouvir música alta no ônibus
15- Passar trote para os bombeiros

Momento 2: Passar vídeos que falem da falta de respeito levada ao limite (exemplos):




Conversar sobre as consequências da falta de respeito na nossa vida e na vida do nosso próximo. Por que precisamos aprender a nos respeitar? Como seria uma sociedade onde as pessoas não se respeitassem? Conseguiríamos viver em sociedade? Qual a nossa responsabilidade? E nós, na nossa sala, qual a importância de existir o respeito neste ambiente?


Momento 3: Colocar a música 'Te ofereço paz' (https://www.youtube.com/watch?v=xpmE13o3xEse pedir que se levantem e formem uma roda de mãos dadas.  Falar que nem sempre é fácil aceitar as dificuldades do outro, nem sempre é fácil deixar de zoar, mas somos responsáveis por todos os nossos atos desde os mais pequenos até as grandes decisões. Que possamos aprender a fazer a escolha certa, que possamos aprender a oferecer paz, amor e amizade, que possamos nos ajudar nas nossas dificuldades para trabalharmos juntos, para evoluirmos juntos.  Pedir que fechem os olhos e pensem no sentimento que tem de melhor para oferecer para a turma. E que imaginem esse sentimento saindo do coração deles como uma luz e irradiando para cada um alí presente.  Finalizar com um abraço coletivo =D


Conteúdo:
Allan Kardec, na questão 877, de O LIVRO DOS ESPÍRITOS, pergunta: “A necessidade para o homem de viver em sociedade, ocasiona-lhe obrigações particulares?” Sim, e a primeira de todas é a de respeitar o direito dos seus semelhantes. Aquele que respeitar esses direitos será sempre justo. No vosso mundo, onde tantos homens não praticam a lei de justiça (ou seja, não respeitam os direitos dos demais), cada um usa de represálias e é isso o que faz a perturbação e a confusão de vossa sociedade. A vida social confere direitos e impõe deveres recíprocos.

No entanto, conforme observação dos Espíritos Superiores a Kardec, existem criaturas que não sabem viver com educação. A falta de consciência das consequências dos próprios atos tende a fazer delas pessoas de temperamento impulsivo, agressivo, intolerante, negligente, insensível, destrutivo, com dificuldades de disciplinarem as próprias emoções e de conservarem a empatia, o bom senso e o respeito em seus relacionamentos.

Mas, quando temos consideração por uma pessoa, atribuindo a ela a devida importância e deferência, nosso comportamento é repleto de dignidade. Porque temos, como princípios de conduta, a ética e a justiça, adequadamente sabemos observar, avaliar, ponderar, para, somente depois, agir.

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