Quais sentimentos existem em mim? (Parte 2)

Objetivo: Dar continuidade ao planejamento passado – trabalhar o autoconhecimento. Identificar que somos nutridos por muitos sentimentos e tudo que fazemos nada mais é do que um reflexo daquilo que sentimos. Perceber o quanto os sentimentos são transformados em ações que podem ajudar ou comprometer nosso planejamento reencarnatório.

Atividades:
1- Dar dois quadradinhos de papel para cada jovem. Pedir que no centro escrevam um sentimento que eles possuem, seja ele bom ou ruim; pedir que enrolem o papel em forma de cone e que durante esse processo pensem no quanto se sentem felizes ou não em possuir esse sentimento (colocar música durante a execução da atividade)

Colocar um alvo na parede e pedir que tentem acertar a ‘flecha’. O alvo deverá ser feito em folha branca e estar preso no quadro e por trás do alvo deve ter um cartaz com fotos de pessoas que eles conhecem (pode-se colocar no centro do alvo uma caixa de leite cortada na metade, eles acertam como se fosse uma cesta de basquete).

- Todo mundo lembra o sentimento que colocou na ‘flecha’? Quais foram? Alguém queria ter escrito mais sentimentos?

- Depois que lançou a ‘flecha’ tem como voltar atrás? Será que esse sentimento que está dentro de nós fica restrito apenas a nós, sem atingir o outro? Esse sentimento faz bem ou mal somente a mim?

- Retirar a folha branca do alvo e deixar que vejam as pessoas por trás das ‘flechas’ atiradas’.


2- Explicar que os sentimentos se transformam em atos (dar exemplos) e fazer a comparação da flecha com nossas atitudes e o cuidado que devemos ter com os sentimentos que geram esses atos e palavras.

A flecha, depois de disparada, não tem como ser recolhida. Com nossas palavras e atos acontece o mesmo.

Alguém atingido por uma flecha fica ferido. Dependo do grau de gravidade, o processo de cura é longo, vai precisar de internação, remédio e ainda há o risco de nunca ficar bom de verdade.

O resultado de nossas palavras e atos pode ser muito parecido. Podemos ferir alguém e  para curar essa ferida teremos que tratar da pessoa, reparar o que fizemos. Muitas vezes uma flecha pode comprometer o nosso planejamento reencarnatório.

Assim, é melhor pensarmos bem em como lidamos como nossas palavras e atos, além dos sentimentos que geram essas duas coisas. Quais são as flechas que estamos disparando?

 - Já perceberam que os bons sentimentos se manifestam mais lentamente que os ruins? Por mais que as vezes gostemos de alguém de cara, esse "gostar" vai se solidificando devagar, com calma, com a admiração, com a convivência, com o tempo...

Já com o sentimento ruim, a coisa é bem diferente. Não gostamos do jeito da criatura, fechamos a cara na hora, não queremos mais saber de nada e se vier falar como a gente, toma logo uma "flechada".

Os bons sentimentos são mais lentos e calmos e os ruins são mais rápidos. Quantas vezes fazemos algo por impulso e nos arrependemos depois? Se tivéssemos pensado melhor, teríamos tomado outra atitude. Lembrar das pessoas que tratamos mal e  acabaram se mostrando legais ou até virado grandes amigas. (Eles podem contar experiências deles ou de alguém que conhecem).

Precisamos exercitar o uso dos bons sentimentos.


3- Entregar uma folha A4 com várias flechas desenhadas e pedir que escrevam dentro das flechas os sentimentos bons que conseguem identificar em si. SOMENTE OS BONS. (colocar música durante a execução da atividade)

Colocar a música ‘Descobre coração' ao fundo... Pedir que olhem para suas ‘flechas’ e percebam o quanto  existem coisas boas dentro de cada um deles. O quanto Deus os ama e por isso dá diariamente oportunidades de lançar flechas do bem, mas é preciso ter a vontade. A vontade de seguir no caminho do bem, a vontade de querer ser melhor a cada dia, a vontade de segurar a raiva, a preguiça, a intolerância e fazer aquilo que nossa consciência diz que é o certo a fazer. Falar que é difícil ou impossível é fácil para quem ainda não começou a tentar... Mudar só depende de nós.


Deixar a música finalizar e emendar a prece final


Descobre Coração - Fábio Alves Leite / RJ e Haroldo S. Mendonça / RJ
As fugas de nada valem
Só destroem o melhor em você.
A vida é assim, mas não se iluda, não...
O céu também tem nuvens e estrelas... O sol aquece, enfim...

Sei que não é fácil, mas quem disse que era?
Antes de uma nova era em seu viver.
Comece por você, mudando o seu pensar
De que a vida não é só sofrer.
Descubra a razão e o coração
E escreva sua própria canção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário