Quem sou eu fisicamente (percepção do corpo e como eu me vejo) - aula 2

Objetivo:
Reconhecer  e registrar sua aparência física, nomear o que gosta e o que não gosta em sua aparência. Ouvir sobre a importância do corpo físico no planejamento reencarnatório.

Área  de desenvolvimento: psicomotor, afetivo, cognitivo e social.

Conteúdo:
L.E. Perg 355: Cabe ao Espírito a escolha do corpo em que encarne, ou somente a do gênero de vida que lhe sirva de prova?
“Pode também escolher o corpo, porquanto as imperfeições que este apresente ainda serão, para o Espírito, provas que lhe auxiliarão o progresso, se vencer os obstáculos que lhe oponha. Nem sempre, porém, lhe é permitida a escolha do seu invólucro corpóreo; mas, simplesmente, a faculdade de pedir que seja tal ou qual.”
a) — Poderia o Espírito recusar, à última hora, tomar o corpo por ele escolhido?
“Se recusasse, sofreria muito mais do que aquele que não tentasse prova alguma.”
               
Procedimentos:
Relembrar a atividade da silhueta e pedir que finalizem seus trabalhos. 

Após o  termino da atividade o evangelizador faz as perguntas para reflexão: ( ouve a todos) e trabalha a questão 355 do LE.
•   Este corpo é do jeito que eu queria que fosse? O que eu gostaria que fosse diferente?
•   O que eu gosto e o que eu não gosto nesse corpo?
•   Por que  Deus não me deu outro corpo ?
•   Por que será que nesta reencarnação eu tenho este corpo?
•   Quem escolheu ter este corpo?


Dinâmica 1: ‘quem existe?’ Entregar imagens de diferentes pessoas, cada pessoa deve ter duas imagens. Uma verdadeira e outra montada (alterada no photoshop ou com muita maquiagem...). Pedir que digam qual das fotos é a verdadeira.





Tópicos para discussão:
  • As pessoas famosas possuem corpos perfeitos?
  • Quanto somos influenciados pela mídia para querer ser magro, bonito ou ter características iguais as dos famosos?
  • Será que tudo que vemos na TV corresponde à realidade?
  • No Japão meninas fazem cirurgia nos olhos para ficar igual aos acidentais...
  • Existem mulheres que tiram uma costela para afinar a cintura ou quebram os ossos da perna em uma cirurgia super complexa para ficar 5 cm mais alta.
  • Quantas cirurgias plásticas acontecem no mundo como tentativa de ficar no ‘padrão’ que a mídia mostra. Precisamos disso para sermos felizes?
Dinâmica 2: O que é mais importante?
Espalhar diversas palavras pela mesa. eles terão que definir o que é mais importante e explicar o porque. Ser bondoso, amar, ser amigo, ser caridoso, perdoar, ser bonito, ser magro, ter cabelo liso, ser alto, ser musculoso... 


Finalizar a aula conversando sobre o corpo ser um presente de Deus, Ele é exatamente do jeito que deveria ser para nos ajudar na nossa evolução.


Nenhum comentário:

Postar um comentário