Como eu me ligo a Jesus

Objetivo:
Entender Jesus como guia e modelo. Ele está próximo de nós e podemos percebê-lo nas diversas atividades do dia a dia, como na visita ao asilo.

Procedimentos:
- Relembrar a aula passada sobre a visita ao asilo. O que sentimos? O que oferecemos aos idosos? O que eles ofereceram para nós?

O que significa a palavra ligar? Segurar uma coisa a outra, unir, reunir, conectar. O que liga o Rio à Niterói? (uma ponte). O que liga o aparelho de TV à transmissão da emissora? (a antena ou o cabo). O que liga dois amigos? (a afinidade).

Mostrar uma folha com pontos numerados. Perguntar se só olhando os pontos conseguem descobrir o que é o desenho. Pedir um voluntário para ligar os pontos.




- Quem é Jesus? Por que reencarnou na Terra?
- O que nos liga a Jesus?
- Quem é Jesus? Por que reencarnou na Terra?
- O que nos liga a Jesus?

- Por que fazer o bem, amar, perdoar... nos liga a Jesus? Como ele nos ensinou essas coisas? (ir lembrando com eles partes da história de Jesus, atrelando sempre um ensinamento aprendido em cada fato contado -  usar imagens representativas)


- Por que fazer o bem, amar, perdoar... nos liga a Jesus? Como ele nos ensinou essas coisas? (ir lembrando com eles partes da história de Jesus, atrelando sempre um ensinamento aprendido em cada fato contado -  usar imagens representativas)


- Como Jesus nasceu? O que seu nascimento nos ensinou? (a humildade)

- Como Jesus curava? O que as curas de feitas por Jesus nos ensinaram? (a fé)
- Como Jesus ensinava? O que a parábola do bom samaritano nos ensinou? (a verdadeira caridade)
- Como Jesus se comportava? O que sua forma de agir nos ensinou? (paciência, amor, resignação)
- Como Jesus ‘morreu’? O que sua forma de desencarne nos ensinou? (o perdão)




- Como você se liga a Jesus?Pedir que fechem os olhos e pensem em como o exemplo de Jesus já os ajudou em alguma situação. Como estar ligado a Jesus fez a diferença em algum momento. Pedir que escrevam ou desenhem este momento. (ouvir os comentários)

- Como você se liga a Jesus?Pedir que fechem os olhos e pensem em como o exemplo de Jesus já os ajudou em alguma situação. Como estar ligado a Jesus fez a diferença em algum momento. Pedir que escrevam ou desenhem este momento.

(ouvir os comentários)

Conclusão: Será que quando estivemos no asilo, deixando de brincar com os amigos para dar atenção e carinho aos idosos estamos nos ligando a Jesus? Será que quando eu respeito as diferenças e dificuldades do outro e me calo, ao invés de zoar, eu me ligo a Jesus? Será que quando vigio os meus pensamentos e ações para não pensar/fazer coisas erradas eu me ligo a Jesus?


Mas é fácil nos conectarmos a Jesus? Por que? Me ligar a Jesus depende de quem? Quais as consequências de eu me ligar verdadeiramente a Jesus?


Se queremos alcançar a verdadeira felicidade precisamos parar para refletir sobre o que estamos fazendo da nossa vida. Precisamos nos ligar a Jesus, tê-lo como modelo de comportamento, e tentar, por mais difícil que seja, parar e se perguntar: ‘como Jesus agiria diante deste determinado problema?’. Somente seguindo Jesus alcançaremos a verdadeira felicidade.


- Música e prece finais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário