Construir a identidade familiar, edificar o sentimento de pertença e o senso de responsabilidade na família, possibilitando o reconhecimento das infinitas possibilidades de reabilitação do espírito no lar terreno através da arte e do estudo da doutrina espírita.
Refletir sobre o nosso posicionamento diante da nossa família. Qual o nosso papel e qual a nossa contribuição para o seu crescimento.
Procedimentos:
- Dividir a turma em dois grupos (ou 4, dependendo da quantidade de crianças na sala). Cada grupo receberá uma história (a história da Bevely e a de Zantur - contadas nas duas aulas anteriores)
Os grupos deverão relembrar as histórias e
responder algumas perguntas.
A IDEIA DA ATIVIDADE É TRAZER AS HISTÓRIAS
PARA A VIDA DELES, PARA QUE ELES REFLITAM SOBRE SUAS AÇÕES NA FAMÍLIA.
Perguntas para os grupos discutirem (A historia de Zantur):
- Porque Zantur não conseguiu mudar sua própria história?
- Ao que podemos comparar essa oportunidade que Deus deu a Zantur de mudar a sua história? Como Deus nos dá a oportunidade de mudar a nossa história?
- O que atrapalhou Zantur? Porque ele não conseguiu mudar a sua história?
Perguntas para os grupos discutirem (A
história de Bevely):
- Bevely cometeu muitos erros quando era jovem. Seus atos tiveram consequências? Quais? (relacionamento ruim com o filho)
- O arrependimento dela bastou para que seu filho tivesse um bom relacionamento com ela? O que foi preciso? (por mais que estivesse arrependida, seu filho não a aceitava bem, e após o desencarne dele, ela ficou com um sentimento de culpa ainda maior)
- Qual lição aprendemos com essa história?
Questões para debate de todos:
- Seríamos capazes de perdoar um familiar que nos maltrata? O que nos falta? Depende de quem esse perdão?
- É fácil? Exemplificar com alguma dificuldade pessoal em família, para mostrar para as crianças que mesmo sendo evangelizador também luta para vencer as dificuldades e agir no bem.
- O que nos atrapalha? Porque não conseguimos mudar a nossa história?
- Qual a nossa maior dificuldade em família?
- Seríamos capazes de mudar a história dos nossos familiares para melhor?
Pedir que peguem suas casas, olhem para ela e mentalizem sua família e tudo de bom que desejam para ela. Colocar a música 'pouso amigo'.
Nenhum comentário:
Postar um comentário