A arte de viver em família (identidade familiar 2) - Aula 5

Objetivo:
Construir a identidade familiar, edificar o sentimento de pertença e o senso de responsabilidade na família, possibilitando o reconhecimento das infinitas possibilidades de reabilitação do espírito no lar terreno através da arte e do estudo da doutrina espírita.

Observar a construção da identidade familiar. Perceber que quando perdemos tempo se preocupando com o erro dos outros deixamos de crescer e aprender.


Procedimentos:
 - Relembrar a aula passada sobre identidade familiar.

 - Contar a história de Zantur.

- Perguntas para debate:

  • O que você achou da história?
  • O que pensa de Zantur?
  • Porque Zantur não conseguiu mudar a sua história?
  • O que você faria se tivesse o livro da vida?

- Continuar a construção da casa.

- Música 'pouso amigo' e prece final

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A historia de Zantur

Zantur caminhava pela rua e só reclamava da sua vida e da sua família, quando apareceu na sua frente um ser de luz, que ouvindo as lamúrias de Zantur disse-lhe: Zantur você terá a oportunidade de reescrever sua história.

Então Zantur foi lançado para dentro de uma grande caverna, onde havia uma ampulheta e um livro grande e dourado que contava a historia de todos nós, um lápis e uma borracha.

Zantur começou a folhear o Livro pela letra A, B, C... e quando chegou na letra J, lembrou-se do seu irmão mais velho JOSÉ, que batia nele, não brincava com ele e Zantur achava que sua mãe gostava  mais de José do que dele,  neste momento pegou o lápis e a borracha, começou a ler a historia de José, viu que José tirou  nota 10 em Matemática, apagou a nota 10 e colocou um 0 (zero), continuou lendo descobriu que José gostava de Mariana e que José tinha dado uma rosa para Mariana, que  Mariana ficou encantada, rapidamente apagou a rosa e colocou um sapo, assim Mariana passou a odiar José. Zantur se divertia com a sua vingança.

E continuando a ler o livro K,L,M,N,O na letra P lembrou de Paulo seu pai, por quem sentia grande raiva. Seu pai Paulo era alcoólatra e quando bebia agredia toda a família , Zantur leu no livro da vida que seu pai ainda viveria alguns anos,  e mais uma vez usou o lápis e a borracha para escrever que seu pai desencarnara em um acidente.

Neste momento observou a ampulheta, e viu que seu tempo estava terminando, começou a folhear o livro da vida mais rápido Q,R,S,T,... e finalmente quando chegou a letra Z de Zantur, começou a pensar o que poderia modificar em sua própria vida. Como gostaria de brincar com seu irmão, ser amigo, aprender com ele, pensou em momentos melhores com seu pai, desejando uma família feliz, e gostaria que seu pai tivesse uma oportunidade de mudar. Zantur chorava, apressou-se com o lápis e a borracha, queria modificar essa história, mas nesse instante a ampulheta marcou o fim do tempo e Zantur foi lançado para fora da caverna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário