Quem é Jesus

Objetivo:Vivenciar os ensinamentos de Jesus através das parábolas.

Conteúdo:
Evangelho Segundo Espiritismo - cap XI item 3 - parábola do servo impiedoso e cap XVIII item 7 - parábola da casa edificada na rocha.

Procedimentos:
- Música e prece inicial

- Quem é Jesus para você? (escutar a resposta de todas as crianças)

- Lembrar que Jesus ensinava através de parábolas, histórias. Dividir a turma em dois grupos, cada um receberá uma parábola e deverá ler, entender e contar para a turma através de desenho ou teatro.

- Após as apresentações o evangelizador deverá comentar  os ensinamentos das parábolas.

- Entregar corações de cartolina e pedir que cada criança escreva algo muito importante que Jesus lhe ensinou. Pedir que levem para casa e entreguem o coração para alguém que acreditem precisar daquele ensinamento. Se o ensinamento fez bem para eles, também fará para outra pessoa.

- Prece final.

..................................................................................................................................................................

ESE - cap XI item 3 - parábola do servo impiedoso

O reino dos céus é comparável a um rei que quis tomar contas aos seus servidores.
– Tendo começado a fazê-lo, apresentaram-lhe um que lhe devia dez mil talentos. – Mas, como não tinha meios de os pagar, mandou seu senhor que o vendessem a ele, sua mulher, seus filhos e tudo o que lhe pertencesse, para pagamento da dívida.

– O servidor, lançando-se-lhe aos pés, o conjurava, dizendo: “Senhor, tem um pouco de paciência e eu te pagarei tudo” – Então, o senhor, tocado de compaixão, deixou-o ir e lhe perdoou a dívida. – Esse servidor, porém, ao sair encontrando um de seus companheiros, que lhe devia cem dinheiros, o segurou pela goela e, quase a estrangulá-lo dizia: “Paga o que me deves.” – O companheiro, lançando-se-lhe aos pés, o conjurava, dizendo: “Tem um pouco de paciência e eu te pagarei tudo: – Mas o outro não quis escutá-lo; foi-se e o mandou prender, para tê-lo preso até pagar o que lhe devia.

Os outros servidores, seus companheiros, vendo o que se passava, foram, extremamente aflitos, e informaram o senhor de tudo o que acontecera. – Então, o senhor, tendo mandado vir à sua presença aquele servidor, lhe disse: “Mau servo, eu te havia perdoado tudo o que me devias, porque mo pediste. – Não estavas desde então no dever de também ter piedade do teu companheiro, como eu tivera de ti?” E o senhor, tomado de cólera, o entregou aos verdugos, para que o tivessem, até que ele pagasse tudo o que devia.

É assim que meu Pai, que está no céu, vos tratará, se não perdoardes, do fundo do coração, as faltas que vossos irmãos houverem cometido contra cada um de vós. (S. MATEUS, 18:23 a 35.)


ESE -  cap XVIII item 7 - parábola da casa edificada na rocha

Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica, será comparado a um homem prudente que construiu sobre a rocha a sua casa.

 – Quando caiu a chuva, os rios transbordaram, sopraram os ventos sobre a casa; ela não ruiu, por estar edificada na rocha.
 – Mas, aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica, se assemelha a um homem insensato que construiu sua casa na areia. Quando a chuva caiu, os rios transbordaram, os ventos sopraram e a vieram açoitar, ela foi derribada; grande foi a sua ruína. (S. MATEUS, 7:24 a 27; S. LUCAS, 6:46 a 49.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário