Corpo e Espírito

Objetivo: 
Conscientizar os evangelizandos de que todas as pessoas são formadas de corpo físico e Espírito. Que cuidamos de nosso Espírito quando temos boas atitudes, estudamos, obedecemos aos pais, desejamos o bem aos nossos semelhantes, participamos da Evangelização Infantil, perdoamos, respeitamos o nosso próximo. Quando morremos apenas o corpo físico morre, o Espírito continua vivo.


Conteúdo: 
Corpo - matéria. 

Espírito - No sentido especial da Doutrina Espírita, os Espíritos são os seres inteligentes da criação, que povoam o Universo, fora do mundo material, e constituem o mundo invisível. Não são seres oriundos de uma criação especial, porém, as almas dos que viveram na Terra, ou nas outras esferas, e que deixaram o invólucro corporal. => L.E. - "Pode dizer-se que os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Povoam o Universo, fora do mundo material." 

Perispírito: Invólucro semimaterial do Espírito depois de sua separação do corpo. Nos encarnados, serve de laço ou intermediário entre o Espírito e a matéria. O Espírito o tira do mundo em que se acha e o troca ao passar de um a outro. Ele é mais ou menos sutil ou grosseiro, segundo a natureza de cada globo. O perispírito pode tomar todas as formas à vontade do Espírito; ordinariamente ele assume a imagem que este tinha em sua última existência corporal. Embora de natureza etérea, a substância do perispírito é suscetível de certas modificações que a tornam perceptível à nossa vista. É o que se dá nas aparições. Ela pode até, por sua união com o fluido de certas pessoas, tornar-se temporariamente tangível, isto é, oferecer ao toque a resistência de um corpo sólido, como se vê nas aparições estereológicas ou palpáveis. O perispírito é, para o Espírito, o que o perisperma é para o germe do fruto. A amêndoa despojada do seu invólucro lenhoso, encerra o germe sob o invólucro delicado do perisperma.

Cordão fluídico: Conduto energético que liga o perispírito ao corpo físico, quando dos desdobramentos; também denominado de cordão astral, cordão fluídico, cordão de luz, fio de prata, cordão perispirítico. Espécie de , como o nome diz, "cordão" que liga o perispírito e, conseqüentemente, o espírito ao corpo físico. É inprenscindível à vida de relação, por assim dizer, pois assegura a perfeita e pontual realização das funções biológicas vitais durante o período do sono natural, no qual o corpo material fica ligado por tal cordão ao seu espírito, que então se desprende para interagir no mundo espiritual durante o período de entorpecimento dos sentidos que caracteriza o sono. 

Alma: É o ser imaterial, distinto e individual, unido ao corpo que lhe serve de invólucro temporário, isto é, o Espírito em estado de encarnação.


Procedimento: 
INTRODUÇÃO AO TEMA: 
- Perguntar aos evangelizandos quem faz aniversário em janeiro, fevereiro, março, passando por todos os meses do ano. Explicar que o dia do nascimento é um dia muito importante para cada um, pois é o dia em que nosso corpo físico estava pronto para nascer.

- Levar figuras de pessoas de diversas idades: idosas, adultos, adolescentes, crianças, até um bebê. Perguntar aos evangelizandos qual era o tamanho de nosso corpo ao nascer, será que era assim? E mostrar as figuras iniciando pela idoso, diminuindo a idade, até chegar ao bebê. E ir perguntando, a cada nova figura: qual será a idade da pessoa? Que será que ela gosta de fazer? Como eles eram ao nascer? Bebês. E antes de serem bebês, na barriga da mamãe? Mostrar um ultra-som com a criança já formada e depois um do inicio da gestação.
- Questionar o que éramos antes de estarmos na barriga da mamãe. Quem nos criou? Explicar que cada um é um Espírito, criado por Deus. Ganhamos um corpo físico para renascer na Terra . Assim como não podemos ver o ar, não podemos ver o nosso Espírito. Só podemos ver o corpo físico. Pedir aos evangelizandos que toquem no seu corpo: nariz, orelhas, mãos, pés. Importante que a criança entenda que cada pessoa é um Espírito e que, enquanto está na Terra, tem um corpo físico.


DESENVOLVIMENTO 1:  A carta
Ler a carta baseada em fatos reais. Salientar que se trata de algo verídico, ou seja, que aconteceu realmente.


Querida mãezinha Carla e papai Ricardo
Estou aqui com a querida bisa Maria e sei que não posso chorar.
Vocês não pensem que eu os esqueci. Cresci um pouquinho, mas ainda sou o mesmo Carlinhos. 
Não sei dizer a vocês o que aconteceu, o culpado fui eu mesmo pelo acidente com a bicicleta. O motorista do ônibus não teve culpa.
Mãe, a senhora lembra das nossas conversas ? Quando eu dizia que tinha medo de morrer? Você me dizia que quando morremos, a vida continua, e devemos buscar a luz. Eu achava esquisito quando você falava... Mas assim que fiquei confuso após o acidente, eu lembrei da nossa conversa, pois eu enxerguei um pequeno ponto luminoso. Caminhei em sua direção, parecia ouvir a sua voz dizendo: “Busque a luz, meu filho”. A medida que caminhava, a luz aumentava de tamanho. Depois de um tempo encontrei uma senhora que me disse:

- Sou eu, Carlinhos, a sua bisavó Maria. 

Eu não me lembrava dela, mamãe, mas o carinho dela foi tão grande que me atirei nos seus braços e chorando contei tudo: que cai da bicicleta e fui atropelado. Que estava preocupado e sentia falta de vocês. Ela me olhou e disse com bondade:

- Carlinhos, teus pais e irmãos estão bem. Somos todos de Deus.

Obrigado papai, por ter atendido meu pedido e doado meus brinquedos na vila perto de casa.
Deixo um beijo carinhoso ao vovô Pedro, a vovó Ana, e a minha irmã Rafaela. 
Um beijo especial para vocês, meus pais amados.
Seu filho, Carlinhos


Distribuir perguntas para as crianças:
1 - O que diferencia esta carta de uma outra carta que recebemos pelo correio? 
2 - Quem é o Carlinhos e o que aconteceu com ele?
3 - Se Carlinhos morreu como ele está falando?
4 - Onde Carlinhos está?
5 - Como ele se comunicou?
6 - Qual a diferença entre o Carlinhos e nós? 
8 – Quantas vezes vamos reencarnar na Terra? 
11 - Quem vive várias existências, o corpo ou o Espírito?
12 - Quando morremos, quem morre?
13 - Quem renasce várias vezes?
14 - Por que temos que renascer? 
15-  O que é o Espírito?*


*DESENVOLVIMENTO 1:  O que é o espírito?
Espírito é aquele que tem capacidade de pensar e sentir emoções. Não é o corpo que fica triste ou feliz, é o espírito! Ele é o princípio inteligente do universo.
Dizer que quando Deus criou o universo ele criou duas coisas: a matéria e o espírito
A matéria não tem vida. O nosso corpo é matéria. Nós somos um espírito que habita um corpo. É o espírito que dá vida ao corpo.

Mostrar um balão murcho. Perguntar se é possível brincar com ele murcho e o que é preciso fazer para que possamos brincar com ele? Encher o balão de ar. Nós vemos o ar que está no balão? E nosso corpo físico precisa de quem para poder trabalhar na Terra? Do Espírito.

Após as perguntas o evangelizador deverá encher um balão até estourar e depois relacionar o Espírito com ar, e o corpo com os pedaços de bexiga:

O que aconteceu com o ar que estava dentro do balão? Continua tendo as mesmas propriedades. 

Para que servem os pedaços da bexiga estourada? Tem alguma utilidade? Se decompõe na natureza ou é reciclado.

Obs.: o Espírito vai para o Mundo Espiritual e continua a sua trajetória evolutiva; o corpo físico se decompõe, servindo de alimento para vermes pequenos. Não ressuscita, não retorna a vida. 

Explicar que somos formados de corpo, espírito e perispírito. Nós não enxergamos o nosso Espírito assim como não enxergamos o ar do balão. O que dá vida ao corpo é o Espírito que é imortal. Quando morremos, isto é, desencarnamos, o nosso Espírito continua vivo. O que levamos com a morte do corpo físico são nossas atitudes, pensamentos e sentimentos. Não levamos, porém, os bens materiais (nossos cadernos, bicicleta, boneca, computador, TV, nossa casa).

FIXAÇÃO: Montar com as crianças um modelo – corpo, espírito e perispírito, com cordão fluídico. Explicar o que é cada um deles e como funciona na morte e no sono






- Música e prece final

Nenhum comentário:

Postar um comentário