Carinho

Tema: Aniversariante do mês – Carinho


Objetivo:
Entender carinho não só como um gesto de afeto entre pessoas, mas também como forma de respeito e caridade. Carinho não deve ser dado com interesse de troca. Só recebe carinho quem tem carinho para oferecer.


Conteúdo:
O QUE REALMENTE É CARINHO por Marcial Salaverry (http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/1339185)
 É importante que se entenda o que é realmente carinho, pois normalmente quando se fala em carinho, a primeira idéia que vem à mente, é o carinho trocado entre namorados, que mais propriamente poderá ser chamado de carícias.  Carinho é algo mais abrangente, pois além das carícias, significa algo muito importante, que é cuidado.  É com carinho que devemos cuidar daqueles que nos são caros. É muito importante saber doar carinho àqueles que queremos bem, e até mesmo a quem não queremos bem, pois não custa nada. Nunca esquecendo de que "carinho atrai carinho".
Vamos pois falar desse carinho, de que o mundo anda tão carente.  Está faltando algo chamado solidariedade, respeito ao próximo.  Sempre alguém está procurando levar vantagem em alguma coisa, doa a quem doer.  Não existe a preocupação em se tomar  determinadas atitudes mesmo que alguém seja lesado em seus mais lídimos direitos.  E isso é muito triste.
A quem estiver neste instante pensando em prejudicar alguém, pede-se que repense antes de tomar certas atitudes, pois o mal que desejamos a outrem, poderá voltar-se contra nós.
Não pensamos com amizade em nossos semelhantes, e isso é falta de carinho.(...)
(...)Vamos repensar em tudo, e vamos começar realmente a fazer carinho em nossos filhos.  Mas carinho em sua alma, ensinando-os a viver. Ao invés de um presente caro, que se faça uma viagem juntos, onde poderá acontecer aquele papo que nunca houve por falta de tempo.(...) Esse é o verdadeiro sentido do carinho que devemos fazer a nossos filhos.  Prepara-los para enfrentar as alegrias e as vicissitudes da vida.
Há também o reverso da medalha. Existem filhos que, seja por comodismo, seja por qual motivo for, consideram que apenas seu umbigo é importante, e esquecem-se de retribuir o carinho recebido por seus pais, e muitas vezes os abandonam em sua velhice, achando que os pais não precisam receber aqueles afagos, aquela presença com que foram brindados. Afinal, já viveram muito e não precisam de nós. Portanto, carinho é algo muito abrangente.
E, principalmente, vamos fazer um carinho especial em nossa alma, amando-nos, e respeitando nossos limites, nosso organismo, nossa saúde.
 Esse auto carinho é o mais importante de todos.  Precisamos estar bem conosco, para que possamos ter condições de fazer algo pelos demais.
Portanto, respeitem-se, observando seu bem estar. Respeitem aos demais, observando os limites do bem viver.


Wikipedia: é um gesto afetivo entre duas criaturas que pode envolver contato físico, ou palavras, ou um simples olhar. O carinho pode ocorrer entre indivíduos indiferentemente de sexo, cor, religião e nacionalidade, ocorrendo inclusive entre pessoas e animais, ou ainda entre os próprios animais


Procedimento:
- hora das novidades
- música e prece
- relembrar a aula passada sobre o consolador prometido por Jesus.


1- O QUE AS IMAGENS DIZEM: Mostrar imagens que demonstrem carinho e perguntar o que as crianças sentem quando as vêem.
- É bom?
- Gostariam de vivenciar aquelas situações? Por que?

 




Se pudéssemos resumir todas as imagens em uma única só palavra. Qual palavra seria? Levá-los a falar CARINHO.
Dizer que este é o tema da aula de hoje.


2- O que é carinho? Perguntar se eles sabem o que é carinho e definir com eles exemplos que podemos considerar como demonstrações ou gestos de carinho.
- abraçar, beijar, fazer cafuné em familiares e amigos
- acariciar animais
- ouvir alguém que precisa desabafar
- ajudar alguém que precisa de ajuda (ex: ajudar cego a atravessar a rua, ajudar irmão a estudar, ajudar mãe a cuidar do irmão mais novo...)
- pais que proíbem filhos de fazer tudo o que querem
- um sorriso, um obrigado...


3-  Vivenciamos situações de carinho sempre em nossas vidas?
Seria muito bom se todos se tratassem sempre com carinho e respeito, mas infelizmente isso ainda não acontece. Mas por que? 
Os motivos são muitos. Inimizades de outras vidas, falta de tempo, falta de preocupação em ver o outro feliz, egoísmo, inveja... falta de aprendizado sobre os ensinamentos de Jesus...


4- E o que podemos fazer para tentar mudar isso? Por que é tão difícil demonstrar carinho com o próximo?
Deixar que respondam livremente e contem casos


5- Contar uma história real onde o carinho fez a diferença – história de Roberto Carlos Ramos


Roberto Carlos é o mais novo de 10 irmãos, viveu com a família até os seis anos de idade, quando foi conduzido por sua mãe para viver em um orfanato.
Até os treze anos Roberto Carlos viveu na entre fugas e retornos. Teve 132 fugas registradas, não se alfabetizou, envolveu-se com drogas e em atos infracionais quando estava livre nas ruas de Belo Horizonte. Foi classificado pela instituição de "irrecuperável", quando foi adotado em 1979 por uma pesquisadora francesa, Margherit,  que estava visitando a Febem para sua tese de Doutorado. 


Sua adaptação não foi nada fácil. 
“Tudo que eu pude fazer pra acabar com a relação em um curto espaço de tempo eu fiz. Arrotar na cara dela... Na Febem, se eu fizesse isso na cara do professor, ele me dava um soco. Ela só falava santé (saúde). Eu soltava pum, falava que ela era retardada, mongolóide e ela na dela o tempo todo. E ela foi transformando nosso relacionamento e me dizia que falava uma língua diferente que era o francês. Ela me dizia que se eu quisesse saber como era o nome de alguma coisa era só perguntar Qu’est ce que c’est? (O que é isso?). Ela começou a me ensinar a língua e aquele ambiente que seria de uma semana, passou para duas, três semanas. Eu fiquei direto. E até brinco dizendo que no primeiro dia que entrei lá fiz a lista de coisa que ia roubar: o vídeocassete, televisão, dinheiro, joia e a prataria. Com o passar do tempo eu dizia “nossa, ela é tão boazinha. Se ela me mandar embora vou levar só o vídeocassete e a televisão”. No outro dia, “eu vou levar só a televisão porque ela...” (risos). Ela tinha uma paciência...”


“Eu sei que dei muito trabalho pra ela. Depois de um ano de convivência, já na casa dela, aprendendo a falar o francês, ela falou que um dia voltaria para a França e eu inundei a casa dela. Eu tampei o ralo da banheira e pensei “agora eu vou inundar a casa, ela vai chegar, vai ver tudo molhado, vai me pegar pelo pescoço, vai me bater e vai me jogar pra fora. Aí, eu volto com a certeza que ninguém gosta de mim”. Ela chega, vê tudo molhado e disse: “Roberto, você esqueceu a torneira aberta?”. “Não, eu não esqueci não. Eu fiz de propósito”. Ela veio e me deu um abraço, começou a chorar e começou a falar “o que eu preciso fazer pra provar que eu te amo?”. Eu abri a boca e comecei (imitando choro), “mas é que a senhora vai embora”. “Eu não vou embora não. Consegui estender meu visto””


Três anos depois, já alfabetizado foi adotado e levado por ela para a França, aprendeu a falar francês e concluiu os estudos. Viveu em Marselha até completar dezenove anos, quando retornou ao Brasil para cursar a faculdade de pedagogia. Ao concluir o curso, retornou à Febem como estagiário, e adotou lá o primeiro dos 14 filhos que adotou ao longo de sua vida. Roberto Carlos é autor de cinco livros e é contador de histórias.


Conversar com as crianças sobre a história. O que seria do Roberto se a Margherit desistisse dele? Se ao chegar em casa e ver tudo inundado resolvesse agir com violência ao invés de carinho? Que possamos agir sempre com carinho em todos os momentos de nossas vidas, sem violência ou irritação. Procuremos a serenidade pois nos trará sempre mais felicidade.


6- Fixação: fazer o cartão do aniversariante do mês
(ressaltando que deve ser feito com muito carinho)


- Música e prece finais


- Aniversariante do mês

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