Deus 1

Módulo - Deus, Pai e Criador
Tema: Deus, Pai e Criador / Provas da existência de Deus

OBJETIVO:
Deus é nosso criador, nosso Pai maior que sempre sabe o que é melhor para as nossas vidas, para onde olhamos temos prova de sua existência, seja na natureza ou na perfeição dos acontecimentos em nossas vidas.

CONTEÚDO:
http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/

PROCEDIMENTOS:
- Ambientação (música e prece);
- Hora das novidades;

-dinâmica dos sentidos:
Despertar nas crianças a existência dos sentidos. Entregar para cada criança uma fruta, um biscoito ou um doce que não derreta fácil. Eles deverão fechar os olhos e pelo tato tentar descobrir o que é. Depois sentir o cheiro. Abrir os olhos e ver, e, por último provar. Isso tudo seguindo as instruções que estão ouvindo.

- Mostrar imagens do corpo humano, desenvolver falando da perfeição do corpo humano, tudo se encaixa e funciona em harmonia.
 

 

 

 

























-mostrar imagem do sistema solar e diversos planetas. Desenvolver falando que o universo também funciona em perfeita harmonia, diversos planetas rodando ao redor do sol, sem bater um no outro, a Terra com o oxigênio, a água, que nos possibilita viver... que ser tão inteligente e superior seria capaz de criar tudo isso? Enfatizar que para criar algo tão perfeito seria necessário algo /alguém tão perfeito quanto.


- Incentivá-los a dizer: DEUS. Então, Que é DEUS?

DEUS é nosso pai! Que nos dá a vida (não só a vida material: corpo, mas também o espírito), que cuida de nós, que não desiste nunca de nos guiar o caminho correto. Deus tudo pode, tudo vê, tudo sabe. Ele criou todo o Universo (o universo não é obra do acaso). Deus está presente em nossa vida também através de seus mensageiros, como o nosso anjo da guarda. A bondade de Deus está presente através de suas leis de amor e perdão.

Ele é Único – só existe um Deus e, é imaterial, não tem um corpo, ou uma forma física, é como se fosse uma luz muito mais clara que o sol.

Ele é Soberanamente justo e bom – não faz injustiças e nem maldades. Deus não erra. Sua bondade se revela desde as menores coisas (ex.: a beleza de uma colméia, ou das células que compõe o nosso corpo) até o espaço infinito, com suas estrelas e seus inúmeros planetas. Deus tem um programa para sua criação, onde se destacam a justiça e o amor.


- Como podemos saber que Deus existe?
Não vemos o ar, mas sabemos que ele existe, e, até o sentimos com o vento. Não vemos o açucar na água, mas o sentimos quando a bebemos. Não vemos Deus como uma pessoa material, mas O percebemos através das suas criações e de sua bondade.

Quando passamos por um sufoco, como um tiroteio, por exemplo, O agradecemos por estarmos bem, por que naquele momento ele estava alí nos protegendo. Entretanto por vezes as pessoas desencarnam nessas situações, mas isso não significa que Deus não as ajudou. Deus sabe o que é melhor para cada um de nós, se algo acontece é por que precisamos aprender algo com aquilo, e passar por esse momento.

Deus, nosso Pai, tem ao máximo todas as boas qualidades que possamos imaginar, e muito mais. Duas existem, porém, que jamais podemos esquecer: O amor e a sabedoria, ou inteligência.

- Contar a História SIM, NÂO e ESPERA

- Dinâmica do desenho:
O evangelizador escreverá no quadro a palavra DEUS, em letras bem grandes. Pedirá que as crianças a leiam, e a repitam. Depois solicitará que fechem os olhos e pensem, durante um minuto (que será marcado pelo evangelizador) sobre Deus. A um sinal sonoro, abrirão os olhos e receberão uma folha em branco na qual desenharão alguma coisa que as faça lembrar Deus, ou que associem a Ele.
Após dez minutos o evangelizador recolherá os desenhos, como estiverem, colocando em cada um o nome do respectivo dono.



HISTÓRIA:

Sim, não, espera


Outro dia, levei por escrito para minha mãe a lista de presentes que desejava ganhar no Natal: uma bola de futebol, um jogo de vídeo-game e um celular.

A resposta também veio por escrito e dizia: Sim, não, espera.

Sem entender o bilhete, fui pedir explicações. Ela disse que cada palavra era a resposta para um dos meus pedidos. Logo:

Bola = Sim

Jogo de vídeo-game = Não

Celular = Espera

Assim, entendi que vou ganhar a bola, mas ela não vai me dar o jogo de vídeo-game que pedi porque é um jogo de guerra.

- Filho, não é bom e educativo ficar “fazendo guerra”, dando tiros, jogando bombas, destruindo cidades e matando pessoas, mesmo que seja de brincadeira. Esse jogo de vídeo-game é igual a uma arma de brinquedo. Não quero que você cresça achando que matar é divertido ou correto.

Ela também explicou que a terceira resposta é espera porque ainda não é o momento certo para eu ganhar um celular:

- Tudo tem seu tempo, filho. Em um futuro próximo, dependendo da sua maturidade e responsabilidade, poderá ganhar um celular. Agora ainda é cedo, tenha um pouco de paciência.

Apesar de não concordar, afinal, já tenho onze anos, sei que por enquanto não vou ganhar o celular. Para completar mamãe explicou que Deus também usa sim, não, espera para responder ao que nós pedimos a Ele.

- Deus nos atende quando pedimos algo que merecemos ou que vai auxiliar na nossa evolução espiritual. Quando não somos atendidos, depois de um tempo, percebemos que nosso pedido não era legal para nós e que não foi a melhor resposta.

Como percebeu que eu ouvia atentamente, ela completou:

- Quando Deus responde espera, temos que confiar Nele. Também devemos orar, ter fé e paciência porque Ele sabe o que é melhor para nós.

Pensando bem, não vou brigar, nem ficar emburrado porque não vou ganhar tudo o que pedi. Sei que reclamar não vai adiantar e que o melhor a fazer é esperar e não discutir. Afinal, minha mãe sabe muito e, assim como Deus, também usa sim, não, espera...

Claudia Schmidt







Um comentário:

  1. Boa questão para passar pra eles.Sempre queremos tudo no nosso tempo e hora.

    ResponderExcluir