Autoconhecimento

Objetivo geral: fazer com que os jovens se integrem e entendam o propósito da evangelização.

Objetivo específico: entender a necessidade do nosso esforço e da presença do outro na nossa transformação.

Procedimentos:

1- Recepção (crachá em formato de coração)

2- Ambientação e prece

3- Personagem convida os jovens a fazerem uma visita ao ‘Museu de Mim’, mas antes é preciso conseguir o ingresso de entrada.

4- Atividade de integração: todos andam pelo espaço. Ao sinal do evangelizador param e dão as mãos pra quem está mais perto. Voltam a andar. Ao sinal do evangelizador param novamente, viram para o centro, se aproximam e dão as mãos para as mesmas pessoas que deram anteriormente. O objetivo da atividade é fazer uma roda sem largar as mãos. No centro da roda estará a entrada para o museu.

5- Visita ao ‘Museu de Mim’: a sala estará decorada com diversos espelhos de tamanhos diferentes e que proporcionem formas diferentes dos jovens se verem (só os pés, só o rosto...).  Algumas frases estarão espalhadas pela sala:
- como eu me vejo quando estou alegre?
- como eu me vejo quando estou triste?
- como eu me vejo quando estou sozinho?
- como eu me via no passado?
- como eu me vejo daqui há um ano?
- como eu me vejo?
- como a minha família me veem?
- como eu sou visto na Casa de Jesus?
- como Jesus me vê?
- como meu professor me vê?

Os jovens deverão entrar na sala em silêncio. Serão convidados pelo personagem a se olharem de diferentes formas (música ambiente: “olhos no espelho” da Marielza).

6- Resgate: cada sala deverá conter um espelho grande coberto com fita crepe com sentimentos que nos impedem de nos ver claramente (raiva, me achar feio, inveja, medo, insegurança...) . Resgatar a visita ao ‘Museu de Mim’.

- Como você se sentiu? O que você viu? Como você se vê? Como as pessoas te veem?
- Temos diferentes olhares na nossa vida, com o outro, com nós mesmos...
- Como conseguimos nos ver melhor? Pedir a ajuda de todos na limpeza do espelho. Conversar sobre a importância do outro no nosso aprendizado, precisamos uns dos outros para crescermos, para nos melhorarmos...
- Conversar sobre a importância do companheirismo, do respeito e da amizade para o desenvolvimento do trabalho que acontecerá ao longo do ano.

7- Prece final

Nenhum comentário:

Postar um comentário