Lei de Adoração (Parte 2)

Objetivo: resgatar a vivência no Parque Lage e conversar sobre a tolerância religiosa.

Conteúdo:
Livro dos Espíritos: Parte Terceira – Capítulo 2 - Lei de adoração

Atividades:

1- Conversar sobre o que sentiram nas atividades realizadas no encontro anterior, no Parque Lage.

O que nos liga a Deus? Estamos sempre conectados? Quais as vantagens de estarmos conectados a Deus? Qual a forma correta de adorar a Deus?

2- Mostrar diferentes imagens de pessoas na natureza, meditando e outra orando (em diferentes religiões) pedir que sinalizem qual daquelas imagens é a forma correta de adorar a Deus.

Deixar que falem livremente.

3- Passar o video das diferentes religiões: https://vimeo.com/124385005

Perguntar novamente: existe uma única forma de adorar a Deus?

Conversar sobre o vídeo, ressaltando que apesar das diferenças de roupas, alimentos, locais, todas as religiões mostradas alí levam ao mesmo fim.

Explicar que as diferentes religiões existem devido aos diferentes necessidades dos espíritos que habitam o planeta Terra, cada um necessita de determinado ensinamento/ritual. Todas as doutrinas que se sustentam no exercício do amor ao próximo podem levar o homem a compreender melhor sua essência divina. O que faz o Espírito se “salvar” (tomar consciência da Verdade) não é uma determinada religião, mas sim seu esforço em praticar boas ações, em se instruir para vencer suas más inclinações, em adquirir sabedoria e fazer todo o bem possível ao seu próximo.

Não é nem preciso seguir uma religião para se ligar a Deus. A conexão se dá pelo pensamento.


4-  E eu? O que me ajuda a ter a certeza que Ele existe? É a religião? É a natureza? São as pessoas ao meu redor? É a minha família? São as coisas que acontecem na minha vida? Eu tenho certeza que Deus existe? Então como eu me ligo a Ele?

Entregar uma folha que em uma ponta vai estar escrito EU e na outra DEUS. Entregar um barbante e pedir que reflitam e façam com o barbante o caminho que leva eles até Deus (mais reto, mais sinuoso...).  Depois entregar canetinhas/lápis e pedir que escrevam ao longo da linha o que ajuda eles a se conectarem com Deus. Pedir que durante a atividade reflitam sobre como cada uma das coisas escritas na folha contribui e o que é preciso fazer para que essa ligação se torne cada vez mais forte.

Abrir espaço para que falem sobre seus trabalhos. Conversar sobre a atividade, a necessidade da prece e principalmente a necessidade da reforma íntima como mecanismos de nos conectarmos ao Pai.

  
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário