A verdadeira felicidade - Consumismo

Objetivo:
Ouvir o que é felicidade na visão espírita, dialogando  através  da dinâmica corporal e da arte.

Justificativa:
“A felicidade não são coisas é um estado interno, uma emoção” (Joanna de Angelis)

Incentivo inicial:
Escrever no quadro consumismo. O que é consumir? O que é consumismo?

Consumismo: Paixão por comprar; tendência a comprar sem freio; excesso de consumo.
        X
Consumir:
Fazer uso de alguma coisa para subsistência própria: consumir alimentos.


- Por que as pessoas querem comprar?
(fuga da realidade, querer comprar para preencher algo que lhe falta, comprar para parecer melhor que o outro...)

Exemplo de São Francisco de Assis: era de família rica e abriu mão de tudo para viver os ensinamentos de Jesus. Sobrevivia de esmolas e preferiu viver para ajudar ao próximo do que rodeado de riquezas.

- Precisamos do excesso de coisas materiais para sermos felizes? Só somos felizes se tivermos ipad e tênis de marca? Onde está a verdadeira felicidade? (relembrar a aula passada).

Dinâmica: “Para que serve o que não serve para nada?”

Levar algumas coisas (sucatas) uma rolha velha, uma tampa qualquer, um cordão arrebentado, uma tira de pano, coisas aparentemente inúteis.

Coloca as coisas em cima da mesa, a turma em volta, o evangelizador lança a pergunta “Para que serve o que não serve para nada?”  O evangelizador pega um objeto  e  usando a sua imaginação, inventa algo que ele pode ser. Ex: uma rola serve para ser um nariz de palhaço. Ex: Um pedaço de pano balançado no ar serve para ser as assas de uma linda borboleta... em seguida, os evangelizandos, um de cada vez, escolhe um objeto e usando a imaginação cola em uma folha A4 dá uma nova funcionalidade para ele.

Porque a dinâmica? Para ser feliz é preciso sair do lugar daquele que não serve para nada e reconhecer o seu valor.

Depois, em roda cada um de frente para o seu desenho, o evangelizador pede que cada evangelizando, um de cada vez,  recorde todas as etapas da nossa aula, a explanação do evangelizador sobre felicidade segundo a doutrina Espírita, a dinâmica “Para que serve o que não serve para nada? E agora, olhando para o seu desenho responda O que é felicidade? Ouvir a cada um com atenção e respeito.

Alguns trabalhos produzidos:

 



Resgate: Existe alguma coisa que não serve para nada?
Tudo na natureza tem uma utilidade. nada nem ninguém é criado por Deus sem um objetivo.

A verdadeira felicidade depende de nós, de sairmos da nossa zona de conforto e trabalharmos no bem, de reconhecermos nosso valor, de nos conscientizarmos que não precisamos de coisas materiais para sermos felizes, não precisamos de um corpo perfeito ou bonito.

Felicidade é um estado de espírito, conquistado quando estamos mais próximos de Deus através de uma atitude de caridade com o outro e também com nós mesmos.

Música de encerramento: "Canção de Deus": http://www.youtube.com/watch?v=6RPdc8LndDc

Nenhum comentário:

Postar um comentário