Objetivo:
Reconhecer a importância das regras. Definir as regras da turma.
Procedimento:
- Música e prece inicial
- Relembrar a aula passada
- Dinâmica 'Adivinha o que sou eu'. O evangelizador deverá falar algumas regras e as crianças precisam adivinhar de onde elas são. Exemplos:
- São 11 jogadores, a partida dura dois tempos de 45 minutos, o time que fizer mais gols ganha o jogo => Futebol de campo
- A equipe é composta por 5 jogadores, a bola é sempre jogada com as mãos, ganha o jogo o time que fizer mais cestas => Basquete
- Não há número certo de jogadores, o jogador é 'aprisionado' quando a bola jogada pelo adversário bate nele e cai no chão, ganha o jogo o time que 'queimar' todos os adversários => Queimado
Como vocês descobriram qual era o jogo? (através das regras) Até para brincar precisamos de regras?
- Por que existem regras? Será que o centro espírita também possui regras? Vocês conhecem alguma?
Mostrar o Regimento Interno da instituição. Existe um documento com todas as regras, normas de funcionamento do centro.
- Será que também é importante possuirmos regras? Dividir a turma em grupos. Cada grupo deverá definir as regras que acham importantes para a turma.
- Em roda, todos os grupos deverão falar as regras que criaram. Ir anotando no quadro. Ir perguntando: por que você acha que essa regra é importante? (evitar criar regras com 'não'. Ex: ao invés de 'não brigar', colocar ' respeitar os colegas...)
- Após definir as regras, pedir que alguém escreva-as em uma cartolina. Cada criança deverá carimbar sua digital no cartaz e assinar. As regras não foram impostas. Foram criadas por eles, que ainda assinaram embaixo.
- Prece final
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