Caridade e Homem de bem

Módulo – Espiritismo
Tema: Caridade e homem de bem


Objetivo:
Reconhecer que para sermos felizes precisamos agir e pensar no bem, praticando sempre a caridade. Conhecer a vida de Chico Xavier.


Conteúdo:
Livro dos Espíritos, Parte terceira, Lei de justiça, amor e caridade, pergunta 886 – caridade e amor ao proximo
Livro dos Espíritos, Parte terceira, Perfeição moral, pergunta 918 – características do homem de bem
Revista Chico Xavier do DIJ


Procedimentos:
- Ambientação (música e prece)
- Relembrar a aula passada sobre família espiritual e corporal.


1º Momento: Brincar de forca (adaptada) para que as crianças adivinhem o tema da aula. Pedir que digam letras para completar os espaços em branco que estarão marcados no quadro. Para cada 2 letras certas ganham uma bala. Para cada 2 erradas perdem uma bala. As palavras escritas serão: HOMEM DE BEM  e CARIDADE. Após perguntar se eles sabem o que é ser um homem de bem e o que significa a palavra caridade. Deixar que eles falem o que acreditam ser.


Explicar que Caridade é Benevolência com todos, indulgência com as imperfeições dos outros, perdão das ofensas. Ajudar o próximo sem buscar qualquer tipo de recompensa, é o amor em ação, todo o bem que praticamos retorna para quem o praticou, fazer todo o bem que está ao nosso alcance. 


2º Momento: Como se pode praticar a caridade? Ela é apenas material? Só os ricos podem ser caridosos?
* Dando algo que possa ser útil para outra pessoa. Se damos uma coisa inútil, como um brinquedo todo quebrado, não praticamos caridade alguma.
Tem valor darmos do que nos sobra, mas muito mais valorosa é a doação que sai do necessário. Se damos uma roupa que não nos serve mais para uma pessoa que tem frio, estamos sendo caridosos; porém, se, para vestir um pobre, oferecemos-lhe uma blusa nova de que gostamos, estamos praticando a verdadeira caridade. (Aqui, contar a história dos sacos de ouro do pobre e do rico que chegaram ao céu, contida no capítulo XIII do Evangelho).


* Praticamos a caridade também com as palavras, não falando mal dos outros, dando conselhos bons, explicando algo para uma pessoa, animando alguém que está triste, falando bem de alguém de quem estejam falando mal...


* Também somos caridosos quando perdoamos os erros de alguém, ao invés de ficar criticando e contando para os outros.


* O trabalho das mãos e da mente pode ser empregado de forma caridosa.
Todos podem doar parte do seu tempo para trabalhar pelos semelhantes, confeccionando roupas, ensinando algo útil, participando de campanhas para arrecadação de alimentos, lendo para uma pessoa cega ou analfabeta, visitando asilos e hospitais...


Como se pôde ver, a caridade não é apenas material, de forma que ricos e pobres têm condições de realizá-la. Ninguém é tão pobre que não tenha o que dar e ninguém é tão rico que não precise da ajuda de alguém.
Isso significa que todos dependemos uns dos outros - não há ninguém que possa viver sozinho. Jesus nos recomendou, sabiamente, que amássemos uns aos outros. Se fizermos isso, seremos automaticamente caridosos.


3º momento: Caridade é uma característica do  Homem de Bem. Ele  preocupa-se, primeiramente, com suas atitudes e se questiona se o que está fazendo é correto e está de acordo com as Leis de Deus. Ele tem bons atos e bons pensamentos. O homem de bem tem um grande objetivo na sua vida, a caridade. Ele Respeita, perdoa, se analisa perguntando-se se não praticou o mal, sabe que Deus é justo, aceita as provas sem reclamações, não alimenta raiva ou desejo de vingança, não busca ou aponta os defeitos dos outros, não se envaidece, não é orgulhoso, usa mais não abusa dos bens que possui... Homem de bem pensa, fala, age, sente e exemplifica no bem.
- Ao contrário, o Homem que busca apenas o sucesso material, pensa apenas naquilo que é material, nas coisas que vai comprar, no que possui de material: casa, carro, roupas. 
-Ser um Homem de Bem é caminho para a felicidade; o outro caminho nos distancia de Deus e leva ao sofrimento e ao vazio interior.
-Homem de Bem é o que todos devem se esforçar para ser. Não é fácil, mas é possível, aos poucos, com boa-vontade, exercício das virtudes, prece e conhecimento das Leis Divinas.


 Existem homens de bem  no planeta Terra? Alguém já ouviu falar de uma pessoa muito boa??


4º momento: Contar a história do livro os dois Chicos   (esse livro conta a história de São Francisco de Assis e de Chico Xavier)


5º momento: dinâmica do pensar e fazer – como estou desenvolvendo em mim o homem de bem?
Pensar, fazer e falar: Em casa(1), na escola(2), com os amigos(3), no Centro Espírita (4)
Dividir a turma em 4 grupos. Cada grupo sorteia um caso. Eles terão que dizer como se comportariam naquela situação, o que pensariam a respeito e o que falariam.


Finalizar a dinâmica dizendo que ser um Homem de Bem só depende de cada um e não dos outros, ou de Deus. Depende do esforço que fazemos para nos melhorar, de prestarmos atenção no que pensamos e em como agimos para nos consertar.


CASOS:
1- EM CASA
Sua irmã mais velha acabou de te bater.
O que você pensa?, o que você fala?, o que você faz?


2- NA ESCOLA
Você tinha que entregar um trabalho na escola. Mas no dia anterior você ficou brincando até tarde e esqueceu de fazer. Quando você chega na aula você não tem trabalho para entregar.
O que você pensa?, o que você fala?, o que você faz?


3- COM OS AMIGOS
Você está brincando com seus amigos quando passa um travesti.
O que você pensa?, o que você fala?, o que você faz?


4- NO CENTRO ESPÍRITA
Seu amigo de turma caiu na escada.
O que você pensa?, o que você fala?, o que você faz?

Nenhum comentário:

Postar um comentário