Objetivo:
Identificar a prece como meio de comunicação com Deus. Reconhecer a importância da prece em todos os momentos da nossa vida
Conteúdo:
"O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XXVII"
Procedimentos:
- Hora das novidades
- Prece
- Relembrar a aula passada
Mostrar imagens de diferentes religiões orando. Perguntar o que eles estão fazendo. Mas o que é orar?
Atividade 1: "Caixinha Musical" - uma música espírita conhecida pelas crianças é tocada. Quando a música para, quem está com a caixinha tira uma pergunta dela e responde. Se acertar a criança ganha uma chance de desenhar algo pelo qual eles fariam prece, em um quadro que deverá estar previamente pendurado na parede. Conforme irem saindo as perguntas o evangelizador deverá explicar o assunto.
- O que é prece?
- Temos que ter um local especial para fazer a prece?
- Por quem podemos fazer prece?
- Devemos pedir só por nós nas nossas preces?
- A prece nos faz sentir melhor?
- Pode-se fazer prece todos os dias?
- Pode-se orar antes de dormir?
- Quando devemos fazer uma prece?
- Existe uma posição correta fara se fazer prece?
- Pode-se orar por uma pessoa que desencarnou?
- Pode-se orar pelo nosso anjo da guarda?
- O que devemos pedir na prece?
- Tudo que eu pedir na prece será atendido? Por que?
- Por que fazemos uma prece no início e no final da aula?
- Qual é a oração ensinada por Jesus?
Depois que as perguntas terminarem, fazer um quadro com os desenhos que a turma fez e fixar o mesmo na sala.
Atividade 2: mostrar aos evangelizandos um “telefone” (este montado com dois copinhos e um fio grande ligando um ao outro). Perguntar quem conversa ao telefone, e dizer que vamos começar a falar ao telefone ali na nossa aula, através do nosso telefone!
Escolher um evangelizando e quando ele “atender”, perguntar algumas coisas: o nome, idade, nome dos pais, quantos anos tem, se tem irmãos, etc... Dessa forma, o evangelizador engajará as crianças na brincadeira.
Quando a brincadeira acabar, falar aos evangelizandos que a oração é como este nosso telefone: sempre que discamos para alguém, teve este alguém do outro lado da linha que nos atendeu, e com a oração é a mesma coisa: sempre que oramos com o coração, tem alguém no plano espiritual para nos ouvir, nos ajudar a enfrentar nossas dificuldades, nos dar forças; alguém que podemos contar.
Para finalizar a comparação, dizer que um lado do telefone somos nós, encarnados, do outro lado quem atende é o nosso anjo da guarda, Jesus, Deus, enfim, àquele que estamos pensando durante a prece, e o fio é a prece em si! Também acrescentar que a prece pode ser feita em qualquer lugar, e em qualquer hora, é só termos pensamentos bons, e orarmos com amor! (mostrar novamente as figura do inicio da aula enfatizando que não existe posição ou local certo para orar, as religuões é que criam os diferentes rituais)
Não devemos pedir coisas que só nos satisfação, como brinquedos e besteiras. Devemos adquirir o hábito de fazer Prece, mas não podemos nos esquecer que acima da nossa vontade, prevalece a vontade de Deus, pois só Ele sabe o que é bom para nós. Devemos Fazer uma Prece de agradecimento a Deus, quando formos atendido. Todas as preces são boas, desde que feitas com o coração.
Fixação: cada criança deverá receber um papel A4 para que elas possam desenhar algo que gostariam de agradecer a Deus por ter aqui na Terra (pais, casa, teto, comida, animais de estimação, aula de Evangelização, etc). Pedir para as crianças mostrarem os seus desenhos umas para as outras e depois mostrar para os pais, engajando-os no assunto.
-Prece final
Nenhum comentário:
Postar um comentário