Moisés e os 10 mandamentos na atualidade

Objetivo:
Entender a missão de Moisés e os 10 mandamentos. Levar a criança a perceber que, ante nossas necessidades de crescimento e evolução, nos foi dado condições de pouco a pouco rever , aprender e assimilar o conhecimento da Lei Divina. Relacionar os 10 mandamentos com nossa vida cotidiana

Conteúdo:
Site seara do mestre

Procedimentos:
-Hora das novidades
- Relembrar a aula passada sobre família

Desenvolvimento 1:
Perguntar o que lembram sobre Moisés. Fazer um breve relato dos principais acontecimentos da vida de Moisés, ressaltando que ele abriu os caminhos para o Cristianismo, instituiu o Deus único, recebeu os 10 Mandamentos no monte Sinai, que são normas de conduta a serem seguidas em nosso dia-a-dia. (USAR GRAVURAS SE NECESSÁRIO)





Lembrar que os 10 Mandamentos são normas de conduta de todos os tempos, para todos os povos (para todas as nações, religiões). É o caminho para sermos felizes, e nos aproximarmos mais de Deus. Devemos nos esforçar por colocar em prática essas regras através das nossas atitudes, pensamentos e palavras, diariamente, na família, na escola, no Grupo Espírita, na vizinhança, com os amigos, no trabalho, sempre teremos oportunidades.



Para que servem as leis? Para o melhor convívio em sociedade


Quais são os tipos de leis que existem?
Leis humanas: leis elaboradas pelos homens que regem as sociedades, e podem ser modificadas porque são, muitas vezes, imperfeitas como as pessoas que as fizeram. São feitas de acordo com o momento vivenciado e a situação. Assim, conforme a situação, a lei muda.
Leis Divinas: feitas por Deus e enviadas aos seres humanos através dos Espíritos superiores, não se modificam com o passar do tempo. “São eternas e imutáveis como o próprio Deus” (questão 615 de O Livro dos Espíritos).
Os dez mandamento são leis divinas, porque foram enviadas por Deus através dos Espíritos Superiores e não mudam com o tempo ou a situação. São atuais até hoje.

Desenvolvimento 2:
Escrever cada um dos 10 Mandamentos em uma folha de ofício diferente. Distribuir uma folha com um dos 10 Mandamentos para cada evangelizando (se forem mais de 10 evangelizandos, realizar duplas ou trios). Pedir que falem o que sabem/entendem sobre o mandamento que receberam, citando uma situação prática (um exemplo) em que se aplica aquele mandamento. O exemplo pode ser referente a atitudes na escola, na família, na rua, no Grupo Espírita, com os amigos e vizinhos. O evangelizador deverá se colocar a disposição para auxiliar os grupos individualmente.

Ao final da leitura de cada mandamento e seus comentários, o evangelizador deve complementar as informações, expondo também outras situações que não foram citadas, enriquecendo as explicações. Solicitar ao evangelizando que escreva na folha os novos comentários que julgar mais importante.

Obs.: os exemplos citados devem ser direcionados a realidade dos evangelizandos e o evangelizador deve reforçar a atualidade das regras, que devem ser seguidas por todos, como caminho para a paz e a felicidade.

Dizer que esses mandamentos deram frutos, trazendo confiança e consolo, justiça aos homens.
No entanto, com o passar do tempo, esses ensinamentos foram perdendo a força e sendo esquecidos. Quando, então, houve a necessidade, de Deus nos enviar um novo auxilio, Jesus.

- Fixação: cada evangelizando ou dupla que ficou com o mandamento deverá ilustrá-lo com um exemplo

- Prece final


Os 10 mandamentos:

1. Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
Existe um só Deus, que é um Pai amoroso e justo e que nos ama a todos igualmente. Nosso compromisso maior é com Ele. Devemos adorá-lo em Espírito (através de nossos sentimentos e pensamentos, com o coração) e Verdade (significa o compromisso de unir o conhecimento e a realidade, pois é preciso conhecer as Leis de Deus para adorá-lo: suas leis de amor, perdão, caridade). Deus criou todo o universo e todos os seres e por eles zela. Nos deu a natureza de onde tiramos o nosso alimento, á água e o ar sem o qual não teríamos condições de existir, bem como o sol que nos ilumina e aquece, os animais, as plantas, os planetas, enfim tudo que existe no universo. Devemos amar e respeitar o nosso próximo. Fazer ao outro aquilo que gostaríamos que fosse feito para nós. Quem é o nosso próximo? Na aula, em casa, na rua – quem está mais próximo de nós.
E respeito pelos outros - não brigar, não empurrar e não colocar apelidos. Lembrar que devem fazer aos colegas somente o que gostariam que fosse feito para eles.

2. Não falar o nome de Deus em vão.
Não utilizar o nome de Deus de forma desrespeitosa, não jurar em falso, ou mentir com o objetivo de conseguir algo, usando o nome de Deus.
não reclamar da vida e não dizer palavrão.


3. Não trabalhar no sábado.
Temos que ter momentos para orar, para nos colocar em sintonia com Deus. O dia de sábado é uma simbologia, significa que devemos ter momentos de oração. Lembrar que não é preciso um lugar, um horário, ou uma posição especial para orar, o que importa são nossos sentimentos no momento da oração.não desperdiçar as oportunidades de estudar e aprender

4. Honrar pai e mãe.
As pessoas que cuidam de nós, nossos pais ou responsáveis, merecem nosso respeito. Temos uma família que é a necessária e a ideal para nossa evolução. respeito aos pais, aos professores, aos funcionários da escola e aos mais velhos.


5. Não matar.
Deus nos deu a vida, assim como criou os animais e as plantas. Tudo na natureza tem uma utilidade. Não devemos matar ou maltratar os animais, pássaros ou outros pequenos animais por brincadeira ou diversão. Somente matar com o objetivo de alimentação, não usando de crueldade. Preservar as plantas, os rios, ajudando a cuidar e esclarecer sobre sua importância.
Somos todos irmãos, criados por Deus, que nos ama a todos igualmente, não devemos ferir ninguém com palavras ou atitudes, e nem tirar-lhes a vida. Não cometer aborto e nem suicidar-se. Devemos colaborar com Deus não destruindo a sua criação.não devemos maltratar pessoas, os animais e as plantas.

6. Não cometer adultério (trair).
Adulterar é falsificar. Não colar nas provas, não mentir, não trair a confiança de um amigo, namorado(a) ou esposo(a), não contar um segredo, não vender uma mercadoria dizendo que possui tais qualidades, quando na realidade não possui.não colar nas provas e fazer silêncio durante as aulas, para não atrapalhar os colegas que querem ouvir as explicações.


7. Não roubar.
Assim como não gostamos que alguém pegue sem permissão algo que é nosso, não devemos pegar o que é dos outros: um doce no mercado, um lápis do colega, uma fruta na árvore do vizinho.devolver tudo o que pegamos emprestado e cuidar do material dos outros

8. Não prestar falso testemunho contra o próximo(mentir).
Não mentir, não inventar histórias, nem fazer fofoca de outras pessoas. Somos responsáveis pelas nossas atitudes e responderemos por elas. Não tirar proveito de uma mentira inventada por outro, contra alguém.

Ser sincero, não enganar e não esconder o material dos outros


9. Não desejar a mulher do próximo.
Não invejar e não querer o namorado(a) ou o marido (esposa) de outra pessoa. Namorar uma pessoa de cada vez. Não fazer ao outro aquilo que não queremos que façam para nós.

10. Não desejar qualquer coisa que pertença ao próximo.
Não querer ter a casa do outro, as coisas que os outros tem (roupas, sapatos, brinquedos) e não querer levar a vida do outro. Cada um de nós tem o que precisa de acordo com suas necessidades evolutivas. Hoje estamos colhendo o que semeamos em outras existências ou nessa mesma, ao mesmo tempo em que semeamos para o futuro.
não desejar mal a ninguém e agradecer a Deus tudo o que temos. Não pegar nada emprestado sem pedir licença antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário