Integração (conhecendo os novos amigos)

OBJETIVO:
Conhecer e Integrar a turma

PROCEDIMENTO:
- Hora das novidades
- Ambientação em sala
- Prece

Dinâmica 1: Apresentação
Colocar bombons em uma caixa decorada. O evangelizador se apresenta respondendo as perguntas (que estarão escritas no quadro) e tira um bombom. Escolhe uma criança e lhe entrega a caixa. A brincadeira acaba depois que todos se apresentarem.
nome
idade
onde mora e com quem
tem irmãos
onde estuda
o que faz para se divertir

Dinâmica 2: Brincando com o barbante Grupo
Forme com os alunos uma grande roda e, em seguida, cada criança mede três palmos de barbante, corta para si e passa o rolo adiante. Sugira que cada um brinque com o seu pedacinho de barbante. Balançando o cordão no ar ou formando uma bolinha com ele, por exemplo, as crianças podem perceber sua textura, flexibilidade e versatilidade.

Depois, toda a turma, incluindo o professor, cria no chão um desenho com o seu pedaço de barbante. Prontas as obras, o grupo analisa figura por figura. Comentários e interpretações são muito bem-vindos.

Após percorrer toda a exposição, cada um desfaz o seu desenho e amarra, ponta com ponta, seu barbante ao dos vizinhos. Abaixados ao redor desse grande círculo feito de cordão, as crianças devem criar uma única figura. Proponha que refaçam juntos, alguns dos desenhos feitos individualmente. No final, em círculo, a turma conversa sobre o que cada um sentiu no decorrer da brincadeira.

Enquanto as crianças escolhem juntas qual o desenho irão fazer e colocam a ideia em prática, o professor aproveitará para observá-las. Nessa fase da brincadeira surgem muitas ideias e cada aluno quer falar mais alto que o colega. Alguns buscam argumentos para as suas sugestões, outros ficam chateados, debocham da situação, ameaçam abandonar a roda e, às vezes, cumprem a palavra. O professor deve ficar atento ao comportamento da turma durante esses momentos de tensão. Eles serão produtivos se você abandonar sua posição de coordenador e deixar o grupo resolver seus impasses, ainda que a solução encontrada não seja, na sua opinião, a melhor.

Obs.: Por meio desse jogo, os alunos tomam consciência de seu potencial criativo e se familiarizam com as atividades em equipe. É muito interessante repetir a brincadeira com a mesma classe semanas depois. É hora de comparar os processos de criação com o barbante, avaliando a evolução do grupo diante de um trabalho coletivo.

Explicar que somos um grupo, uma equipe e precisamos nos unir para sermos felizes aqui, aprendendo com o outro, ensinando e ajudando o colega sempre que ele precisar.. 

Apresentação Cantinho da leitura:
Explicar o funcionamento do cantinho da leitura; Pedir que escolham um novo nome para a nossa lagarta. Diferentemente do no passado, esse ano a lagarta só irá crescer com livros lidos em casa, além disso , o aluno precisará lembrar a história do livro para a turma na hora das novidades.
Quem precisar de mais de uma semana para ler o livro não tem problema, é só avisar. Pode ficar até dois sábados com o livro.



OBS: O cantinho da leitura é uma prateleira na sala com diversos livros infantis espíritas.  Cada semana as crianças podem levar livros para ler em casa. A leitura dos livros origina a corrida da lagarta. Cada criança faz uma cabeça para a sua lagarta e a coloca no mural. A cada livro lido uma bolinha é acrescentada ao corpo da lagarta.

Apresentação os samaritanos:
Toda aula teremos dois samaritanos: voluntários que ajudarão os evangelizadores a distribuir material, pegar material na coordenação e arrumar a sala no final da aula. A lista ficará presa no mural e cada criança precisará se comprometer a não faltar no dia em for o ajudante.

Desenho em grupo:
Sentar as crianças em uma mesa. Dar um papel em branco para cada criança. Ela terá 1 minuto para desenhar e passar o desenho para o próximo... e assim por diante até que o desenho chegue ao seu dono.

Conversar sobre o que sentiram, se gostaram ou não. Durante o ano precisaremos aprender a conviver e respeitar nossos colegas de sala, temos regra e iremos falar sobre elas nas próximas aulas.

- Prece final

Nenhum comentário:

Postar um comentário